Notícias Notícias

Voltar

Resistência palestina e luta anticolonial são tema de debate do NUDOC

No dia 22 de novembro, quarta-feira, às 14h, será realizado o debate "Resistência palestina: raízes e caminhos da luta anticolonial". A atividade extensionista é fruto de uma parceria do Núcleo de Documentação sobre os Movimentos Sociais Dênis Bernardes (NUDOC) com a Aliança Palestina-Recife, organização criada em 2014 por palestinos, descendentes e apoiadores. 

Angélica Reis, André Frej e outros integrantes da Aliança Palestina farão uma exposição inicial com o objetivo de: apresentar as raízes históricas e os interesses geopolíticos em torno da região; apresentar como é a vida na Faixa de Gaza ocupada e sitiada; e discutir os caminhos da luta contra o genocídio e pela autodeterminação do povo palestino. Na sequência o público poderá trazer suas dúvidas e contribuições.

A atividade foi planejada como parte do Ciclo de debates do Nudoc para coincidir com a celebração do Dia internacional de solidariedade ao povo palestino. Porém, os acontecimentos após 07 de outubro, com a ação do Hamas e a ofensiva de Israel tornaram o debate ainda mais urgente e necessário. O número de palestinos mortos em menos de 40 dias já ultrapassa a cifra de 11 mil, dos mais de 4 mil são crianças e adolescentes.

O local será o anfiteatro do CCSA, quem já se inscreveu no ciclo de debates não precisa se inscrever novamente. Serão emitidos certificados para quem frequentar ao menos 3 dos 5 encontros do ciclo de debates.

 

Data da última modificação: 20/11/2023, 15:43