Projetos de Extensão Projetos de Extensão
Proposta
O objetivo deste projeto é dotar o NUDOC dos meios para preservar a História e a Cultura dos movimentos sociais. Além disso, este ano será realizado um trabalho paralelo de conservação e catalogação do acervo documental mais recente da Comissão Pastoral da Terra (CPT- NE). Para tanto, serão realizadas atividades de ampliação, organização, informatização e disponibilização do acervo do NUDOC e CPT por meio do recolhimento de outros documentos, implementação de um sistema eletrônico que reúna informações sobre outros centros de memória e manutenção de um serviço de atendimento ao público. Com tais atividades, espera-se fortalecer uma cultura de preservação da memória nos movimentos sociais, evitando que documentos insubstituíveis se dispersem ou desapareçam, valorizando, assim, suas identidades, e estimulando atividades conjuntas entre Sociedade e Universidade, fomentando a pesquisa sobre os movimentos sociais de Pernambuco e do Brasil.
Equipe
Proposta
Este projeto, feito em parceria com o NuDoc (Núcleo de Documentação sobre os Movimentos Sociais de Pernambuco Dênis Bernardes), pretende recuperar, organizar e catalogar o acervo do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Lourenço da Mata (STR São Lourenço da Mata). A escolha deste sindicato se deve à importância histórica da entidade, pioneira nas lutas sindicais no meio rural de Pernambuco e do Brasil. Além do trabalho documental, o contato com os que fazem a entidade visa a difusão de uma cultura de preservação da memória e história dos movimentos sociais do estado, como instrumento para fortalecer a organização dos trabalhadores. A ação beneficiará também pesquisadores, estudantes e professores; pois tornaremos acessível uma importante documentação sobre a história da Zona da Mata.
Equipe
Christine Dabat (Orientadora)
Afonso Bezerra (Aluno Colaborador)
Mateus Melo (Aluno Colaborador)
Paula Silva (Aluna Colaboradora)
Proposta
A biblioteca do SOS Corpo, com diversos materiais sobre “mulheres e feminismo” - é um centro de documentação único no Nordeste, voltado para a organização de um acervo que contribui para a memória e a reflexão crítica sobre as relações sociais entre mulheres e homens, nas suas dimensões de gênero, raça e classe. A busca da comunidade acadêmica de nosso Estado por informações atualizadas - e a partir de fontes do movimento feminista - tem sido uma constante nos anos de funcionamento da biblioteca. Este acervo é constituído por publicações avulsas e periódicos, vídeos e programas de rádio, fotografias (impressas e digitais), cartazes e panfletos. Em 2011, teve início uma tentativa de catalogação do acervo de publicações, que hoje contem aproximadamente 5 mil títulos. Os demais materiais (audiovisuais, imagens, cartazes, panfletos e outros documentos, inclusive manuscritos) ainda carecem de tratamento.
Com este projeto temos o propósito de ampliar as condições para: manter em funcionamento, ampliar o acesso e as ações de um centro de documentação dotado de um acervo singular, que contribui para a preservação da memória do movimento feminista em Pernambuco, sendo referência não somente no Estado, mas no Nordeste e no Brasil.
Equipe
Raldianny Pereira (Orientadora)
Carla Sellan (Aluna Colaboradora)
Eduardo Castro (Aluno Colaborador)
Felipe Santos (Aluno Colaborador)
Matheus Oliveira (Aluno Colaborador)
Proposta
Nesta ação integrada entre universidade e sociedade, valorizam-se os documentos como instrumento de pesquisa, como informação não apenas para professores e estudantes, mas aberta à fruição de todos os cidadãos e como fonte de conhecimento dos e para os movimentos sociais. Todas as atividades desenvolvidas, alinhadas ao ensino, pesquisa e extensão, estão focadas na preservação da memória das ações políticas e culturais dos movimentos sociais, contribuindo, no campo da ampliação e consolidação da cidadania, com a formação, informação e participação múltiplas na construção da cultura, da política, de um espaço e tempo coletivos, sem privilégios ou exclusões de classe, etnia e gênero. Este é um projeto que abarca o acervo do SINDBORRACHA-PE, cuja fundação data de 01 de setembro de 1972,que necessita da preservação da memória das suas trajetórias e lutas. Grosso modo,este projeto tem por desígnio desenvolver o que chamamos de cultura da memória, que consiste em estimular junto aos movimentos sociais a consciência da importância da preservação e organização dos seus documentos. Conjuntamente com lideranças e diretoria do sindicato, tenciona-se produzir, organizar, preservar e disponibilizar o acervo da entidade sindical valorizando, deste modo, documentos como instrumento de pesquisa, como informação não apenas para essa instituição, mas aberta à fruição de todos os cidadãos e como fonte de conhecimento dos e para os movimentos sociais.
Equipe
Luiz Momesso (Orientador)
Aurélio Britto (Aluno Colaborador)
Bruno Spinelli (Aluno Colaborador)
O Núcleo de Documentação dos Movimentos Sociais da UFPE (NuDoc - UFPE) objetiva recolher, organizar e divulgar documentos produzidos ou relativos a movimentos sociais. Para isso, o NuDoc articula diversos projetos de extensão, cuja principal atividade é o salvamento e a organização de acervos documentais pertencentes a movimentos sociais de Pernambuco. Com esse trabalho, visa-se promover entre os integrantes de ONG'S, sindicatos, associações de bairros e movimentos sociais em geral uma cultura de preservação de suas memórias e histórias de luta. Esta ação em específico tem o objetivo de digitalizar e disponibilizar ao público três conjuntos documentais: o acervo dos jornais 'O grito do Nordeste' da ACR (Ação Católica Rural), os documentos do fundo POLOP (Organização Política Operária) - estes dois atualmente sob a salvaguarda do próprio NuDoc - e o acervo de publicações do setor regional Nordeste II da CPT (Comissão Pastoral da Terra). Ao conferir formato digital e disponibilizar este material para consulta pública, o NuDoc pretende contribuir para o fortalecimento da história e da memória dos trabalhadores/as de Pernambuco, tanto dentro quanto fora dos muros da Universidade.
Socorro Abreu (Orientadora)
Davi Costa Aroucha (Aluna Claboradora)
Maxuel de França Lima (Aluno Colaborador)
Este projeto tem por objetivo recolher, higienizar, digitalizar e disponibilizar para pesquisa e acesso dos movimentos sociais; documentos produzidos pelas mulheres trabalhadoras rurais que participavam da FETAPE (Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Pernambuco), durante os anos de 1980. Nesta época, buscavam estruturar uma participação organizada nesta federação. Neste momento, as organizações de mulheres procuravam ampliar seu espaço de participação na sociedade brasileira. Contudo, no meio rural, isto era muito difícil; não só por causa do conservadorismo imperante no campo como também por viverem, ainda, no período ditatorial.
Socorro Abreu (Orientadora)
Ana Camila Tarquino Da Gama (Aluna Colaboradora)
Elis Regina dos Santos (Aluna Colaboradora)
Maxuel de França Lima (Aluno Colaborador)
Marcelo Santos Dantas (Aluno Colaborador)