Iniciativa tem o objetivo de ajudar os eleitores a avaliar as propostas dos candidatos às eleições municipais
O Núcleo Recife do Observatório das Metrópoles (Observatório PE de Políticas Públicas e Práticas Socioespaciais), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano (PPG-MDU/UFPE), e as rádios Paulo Freire e Universitária FM juntam esforços para ajudar os eleitores a avaliar as propostas dos candidatos às eleições municipais. Em parceria, realizam a série “Cidades: o que não pode esperar”, veiculada pelo programa Fora da Curva ao longo do mês de setembro, toda sexta-feira, ao vivo, a partir das 11 horas, pelas duas emissoras de rádio da UFPE, streaming e YouTube da Paulo Freire.
A parceria com o Núcleo Recife do Observatório das Metrópoles inclui ainda a veiculação pela Rádio Paulo Freire da coluna semanal intitulada "Cidades em questão", que discute temas relacionados aos aspectos urbanos da Região Metropolitana do Recife. As iniciativas visam incidir no debate público neste ano de eleições municipais.
As ações do Observatório PE fazem parte de uma articulação nacional coordenada pelo Observatório das Metrópoles (INCT/CNPq) e seus 18 núcleos de pesquisa sediados em metrópoles brasileiras. Com o nome “Observatório das Metrópoles nas Eleições: um outro futuro é possível”, os núcleos regionais discutiram aspectos urbanos e sociais relacionados às cidades através de artigos de opinião lançados em veículos de mídia ao longo do ano. O Núcleo Recife do Observatório das Metrópoles publicou 15 artigos de opinião nos veículos Marco Zero Conteúdo e Brasil de Fato Pernambuco sobre diferentes problemas do Recife e região metropolitana, assim como também trouxe proposições para enfrentá-los. Este material será a base da série "Cidades: o que não pode esperar".
As colunas "Cidades em questão" são veiculadas pela Rádio Paulo Freire na nova atração da emissora: o programa de informação e entretenimento O Que Temos Para Hoje?, produzido por estudantes de Comunicação sob orientação de professores e técnicos. O programa é transmitido de segunda a sexta, às 10h e às 14h (com exceção das quintas, às 14h; e sextas, às 10h, quando vai ao ar o programa Afrosonora). As colunas também podem ser acessadas no canal do Spotify do Núcleo Recife.
Rádio Paulo Freire
A Rádio Paulo Freire, rádio-escola da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), baseada no propósito da Comunicação Pública de atender os interesses da população, oferece mais de 20 horas de programação semanal própria, incluindo a coprodução com parceiros dentro e fora da UFPE, bem como programas selecionados por meio de chamada pública. Em sua grade, destaca-se a variedade de atrações, como programas que abordam saúde e bem estar, a análise da conjuntura com temas sociais e políticos, música e informação.