Web Content Display Web Content Display

A Reitoria da Universidade Federal de Pernambuco tem sede no Recife. É composta pelo Gabinete do Reitor e pelas Pró-Reitorias de Graduação (Prograd), de Pesquisa e Inovação (Propesqi), de Pós-Graduação (Propg), Extensão e Cultura (Proexc), Assuntos Estudantis (Proaes), Planejamento, Orçamento e Finanças (Proplan), Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida (Progepe) e Gestão Administrativa (Progest).

ESTRUTURA DO GABINETE DO REITOR

Reitor 
Alfredo Macedo Gomes
Telefone: (81) 2126.8018
e-mail: secretaria.reitor@ufpe.br

Agenda do Reitor  

Vice-Reitor
Moacyr Cunha de Araújo Filho
Telefone: (81) 2126.8018
E-mail: secretaria.reitor@ufpe.br

Agenda do Vice-Reitor

Chefe de Gabinete 

Fernando José do Nascimento
Telefone: (81) 2126.8018
e-mail: chefe.gabinete@ufpe.br

Chefe de Gabinete Adjunto

Emanuel Moraes Lima dos Santos
Telefone: (81) 2126.8018
E-mail: emanuel.moraes@ufpe.br

Assessoria do Reitor

Breno Caldas de Araújo
breno.araujo@ufpe.br

Maria Lúcia Barbosa
maria.lbarbosa@ufpe.br

Marinne Fialho
marinne.araujo@ufpe.br

Henrique Monte
 

Telefone: (81) 2126.8018

Secretária do Reitor e Vice-Reitor
Suzana Rebeca da Silva Lima
Telefone: (81) 2126.8018
E-mail: secretaria.reitor@ufpe.br 

 

COORDENAÇÃO ADMINISTRATIVA

Coordenadora: Marliete Cristina Barbosa Lima

Telefone: (81) 2126.8018
E-mail:
 
marliete.lima@ufpe.br

Divisão de Análise de Processos

Chefe: Polyane Lopes de Almeida

Telefone: (81) 2126.8606 (Whatsapp Business)
E-mail:
polyane.almeida@ufpe.br

 

Seção de Protocolo

Chefe: Laís Eulália Sales
Telefone: (81) 2126.8033 (Whatsapp Business)
E-mail: 
lais.sales@ufpe.br

 

Caio Felipe

Telefone: (81) 2126.8018

E-mail: caio.felipearaujo@ufpe.br

 

Seção de Análise e Acompanhamento de Contratos e Convênios
 

Chefe:Thais Buarque Vieira de Melo
Telefone: (81) 2126.8009 (whatsapp business)
E-mail:
thais.mello@ufpe.br

 

Vanessa da Costa Feitosa

Telefone: (81) 2126.8030 (whatsapp business)

E-mail: vanessa.feitosa@ufpe.br

 

Coordenação de Infraestrutura
Coordenador: Samuel Gomes Lopes
Telefone: (81) 2126.3024
E-mail: samlopes@ufpe.br

Divisão de Apoio à Infraestrutura
Chefe: Crispim Cipriano do Nascimento Neto
Telefone: (81) 2126.8018

Diretorias, Assessorias e Secretarias

Auditoria Interna
Auditoria Interna é o órgão técnico de Controle Interno e Assessoramento ao Conselho de Administração da UFPE.
Diretor: Deivisson Rattacaso
Telefone: (81) 2126.8181
e-mail: audint@ufpe.br

Assessoria de Cerimonial
Promove o relacionamento externo da Reitoria e coordena as cerimônias e eventos ligados ao Gabinete do Reitor. Atua também na organização das formaturas conjuntas da Universidade.
Assessora: Roberta Japiassu de Barros Leal
Telefone: (81) 2126.8016 / 2126 8043
E-mail:   cerimonial@ufpe.br 

Diretoria de Relações Internacionais (DRI)
Atua na elaboração de acordos internacionais mantidos pela UFPE e na orientação de alunos e professores que buscam informações sobre opções e procedimentos necessários para realizar estudos no exterior.
Diretora: Cristiane Salomé
Telefone: (81) 2126.8006 / 2126.7021
E-mail: secci@ufpe.br

Diretoria de Avaliação Institucional
Coordena o sistema de avaliação e monitoramento da gestão
Diretor: Diego Dantas

E-mail: diego.sdantas@ufpe.br

Telefone: (81) 2126 8621

 

Diretoria de Planejamento e Controladoria
Coordena procedimentos, métodos e rotinas assegurando que a gestão ocorra dentro dos princípios básicos da administração pública. 
Diretora: Juliana Candida Ribeiro Dias
E-mail: controladoria.gabinete@ufpe.br

Secretaria de Gestão do Esporte e Lazer

Compõe as unidades integradas e tem por finalidade promover atividades esportivas e de lazer visando desenvolver atividades acadêmicas e de qualidade de vida para a comunidade universitária.
Diretor: Vilde Gomes de Menezes
E-mail: vilde.menezes@ufpe.br

 

Diretoria de Segurança Institucional (DSI)

Diretor: Claudiomar Teles
Telefone: (81) 2126.8013
E-mail: ssi@ufpe.br

 

Ouvidoria Geral
Estabelece canal condutor das opiniões, sugestões, reclamações e problemas da sociedade e da comunidade acadêmica da UFPE, visando garantir os direitos dos cidadãos, concretizando, dessa forma, o princípio da eficiência, os princípios da ética e da transparência nas relações com a sociedade.
Ouvidora: Geyza Arruda

(81) 2126.8195
ouvidoriageral@ufpe.br

 

Procuradoria Federal junto à UFPE
Defende a Universidade nas esferas judicial e administrativa, assessorando juridicamente a administração.
Procurador-Chefe: Joaquim Carvalho
Telefone: (81) 2126.8020
E-mail: procuradoria.ufpe@ufpe.br 

Secretaria dos Órgãos Colegiados Superiores (SEOCS)

Executa atividades de apoio ao funcionamento dos Órgãos Deliberativos Superiores.

Secretário: Felipe Simões César

Telefone: (81) 2126.8026
E-mail: 
conselhos.reitoria@ufpe.br

 

Secretaria de Programas de Educação Aberta e Digital (SPREAD)

Desenvolve, coordena, supervisionar, assessora e presta suporte técnico à execução de atividades na área de educação a distância estabelecidas no âmbito da Universidade ou desenvolvidas em parcerias com outras instituições.

Secretário: Wellinson Vaz Brás de Melo 
E-mail: spread@ufpe.br

 

Serviço de Corregedoria e Organização de Processo Administrativo Disciplinar (Sopad)

Acolhe e acompanha o trabalho das diversas Comissões de Inquérito Administrativo-Disciplinar designadas pelo reitor e dá orientação jurídica relativa a tais processos. Arquiva os processos concluídos, para consulta.
Diretora: Tereza Cristina Tarrago Souza Rodrigues
Telefone: (81) 2126.8167
E-mail: servicocorregedoria@ufpe.br

 

Núcleos

 

Núcleo de Políticas LGBT (NLGBT) 

Criada em 2015 pela Portaria nº. 5052/2015, coordena políticas e os trâmites para os alunos e servidores que desejem adotar seu nome social.
E-mail: nucleo.lgbt@ufpe.br

 

Núcleo de Acessibilidade da UFPE (Nace)
Apoia e promove a acessibilidade aos estudantes e servidores (docentes e técnico-administrativos em educação) com deficiência, mobilidade reduzida, transtorno funcional específico da aprendizagem, transtorno global do desenvolvimento e/ou altas habilidade/superdotação.
Coordenadora: Irany Cristina Gonçalves da Silva
E-mail: nucleodeacessibilidade@ufpe.br

Núcleo de Políticas da Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER
O Núcleo Erer tem como objetivo promover a política de Educação das Relações Étnico-Raciais no âmbito da comunidade acadêmica e na sua relação com a sociedade, orientada pelo princípio da equidade para a garantia dos direitos educacionais e o combate ao racismo e às desigualdades que afetam a permanência e o desenvolvimento pleno da comunidade acadêmica da UFPE.
Coordenador: Cassius Marcelus Cruz
E-mail: nucleo.erer@ufpe.br
WhatsApp Business: (081) 95656730

Superintendências

Superintendencia de Comunicação (Supercom)
Planeja, propõe, coordena e executa ações de comunicação institucional e de comunicação pública desenvolvidas pela Universidade, integrando equipamentos, canais de divulgação, sítios eletrônicos e mídias institucionais. 
Superintendente: Bruno Nogueira
E-mail: bruno.pnogueira@ufpe.br

A Supercom coordena os setores de Assessoria de Comunicação, Diretoria de Comunicação e Núcleo de Rádio e TV.

Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Realiza a divulgação institucional da Universidade e atendimento à imprensa.
Telefones: (81) 2126.8024 / 8025
E-mail: ascom@ufpe.br

Diretoria de Comunicação
Diretora: Cecília Almeida
Telefone: 2126.8429/ 2126.7997
E-mail: diretoria.dircom@ufpe.br

Núcleo de TV e Rádios Universitárias
Juarez Juara
E-mail: diretoria.ntvru@ufpe.br

Superintendência de Infraestrutura (Sinfra)
Superintendente: Liélio Brandão
E-mail: sinfra@ufpe.br
Telefone: (81) 2126.8084

Superintendência de Tecnologia da Informação (STI)
Planeja, gerencia e a executa a política e os recursos de tecnologia da informação da Universidade.
Superintendente: Marco Aurélio Benedetti Rodrigues
Telefone: 2126.8391/2126-7777
Registro de chamado: https://sites.ufpe.br/cstic/

Superintendência de Projetos e Obas (SPO)

A Superintendência de Projetos e Obras (SPO) tem por finalidade coordenar, fiscalizar, sancionar e executar as ações de planejamento dos espaços físicos da Universidade.

Superintendente: Carlos Falcão - carlos.lfalcao@ufpe.br

 

Superintendência de Cultura (SUPERCULT)
Tem por finalidade a gestão de espaços físicos e a promoção de eventos artísticos e culturais que possibilitem o fortalecimento da cultura e a sustentabilidade da UFPE. 

Diretora: Mariana Brayner
E-mail: contato.cecon@ufpe.br - Whatsapp Business: 2126 8068

 

Comissão de Ética (CET)

Assegura a observância do regramento ético, orientar o servidor em sua conduta e atuar como instância consultiva do Reitor e de seus servidores no tocante à conduta ética.

 

Comissão Interna de Supervisão da Carreira dos Servidores Técnico-administrativos
Acompanha, auxilia, fiscaliza e avalia a implementação e execução dos Planos de Carreira dos Técnicos Administrativos no âmbito da Universidade.

Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD)
Assessora na formulação e no acompanhamento da execução da política de pessoal docente.
Presidente: Irani Cunha
Telefones: (81) 2126.8022 / 8023
E-mail: cppd@ufpe.br

Comissão Própria de Avaliação (CPA)
A CPA tem como atribuição a  condução dos processos de avaliação interna da instituição, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo INEP/ MEC. Formada com a  participação de todos os segmentos da comunidade universitária e da sociedade civil organizada, sendo vedada a composição que privilegie a maioria absoluta de um dos segmentos. Tem atuação autônoma em relação a conselhos e demais órgãos colegiados existentes na instituição de educação superior.
Andrea Maria dos Santos 
Telefone: (81) 2126.8630
E-mail: cpa@ufpe.br
 

Comitê de Políticas Afirmativas
O Comitê de Políticas Afirmativas tem por finalidade propor e articular políticas e ações com vistas a garantir igualdade de direitos e oportunidades de pessoas com deficiência, indígenas, LGBTQI+, mulheres, pessoas negras e pardas, quilombolas, dentre outras no âmbito institucional. O Comitê de Políticas Afirmativas, sob a presidência do Reitor, será integrado pelo Vice-Reitor, pelos Pró-Reitores das áreas de Assuntos Estudantis e de Gestão de Pessoas e por representantes das áreas de acessibilidade, LGBTQI+ e de políticas étnico-raciais.