Voltar

DRI divulga editais internos das bolsas ELAP

Estão abertas as inscrições para os editais internos do programa Emerging Leaders in the Americas Program (ELAP), que visa contribuir para o intercâmbio de estudantes de instituições de ensino brasileiras e canadenses e custear despesas com passagem, hospedagem, seguro, transporte e material acadêmico durante o período no Canadá. As bolsas estão disponíveis nas modalidades “Programa Acadêmico” e “Research Internship” e variam de $8.200,00 a $11.100,00 dólares canadenses, para mobilidades acadêmicas e de pesquisa com duração de 4 a 6 meses. Os prazos de candidatura variam de acordo com a modalidade e IES de destino. 

Programas Acadêmicos - Esta modalidade está aberta apenas a discentes de graduação, que podem realizar mobilidades para uma das instituições conveniadas à UFPE : Polytechnique de Montréal e York University. A Polytechnique Montréal oferece apenas cursos na área de engenharia, através do programa de mobilidade em inglês, que possui 5 vagas, e em francês, sem limite de nomeações. A York University oferta cursos em diversas áreas de conhecimento e possui apenas uma vaga. Caso o estudante deseje realizar a mobilidade mesmo que não receba a bolsa de estudos ele poderá ser remanejado para o Programa de Mobilidade Internacional da UFPE, no qual arcará com as despesas do período de mobilidade. As candidaturas devem ser enviadas até 27 de fevereiro. 

Research Internship - Modalidade aberta tanto a estudantes de graduação quanto de pós-graduação, compreende a realização de estágio supervisionado por um professor de uma universidade canadense. Os estudantes que desejam participar dos programas de Research Internship devem buscar informações sobre professores das IES canadenses nos sites das instituições e entrar em contato diretamente com eles para obter uma aceitação formal. O professor canadense é quem vai entrar em contato com o escritório internacional da instituição canadense para enviar as indicações do ELAP. Neste programa, a DRI atua apenas realizando o envio ao estudante do comprovante de matrícula em inglês e da cópia do convênio, para que ele a anexe ao seu dossiê. Estudantes de pós-graduação podem candidatar-se a qualquer instituição do Canadá, enquanto estudantes de graduação podem candidatar-se apenas a IES parceiras. O prazo de candidatura varia de acordo com a IES.

Em abas modalidades, a indicação do discente pela UFPE à instituição canadense não gera expectativa de direito à bolsa, que é analisada e concedida pelo governo do Canadá. Após a pré-seleção realizada pela DRI, os discentes nomeados pela UFPE deverão realizar os procedimentos de candidatura junto à IES parceira e à bolsa ELAP, conforme orientações da chamada.

Os interessados devem ler as orientações e determinações contidas nos editais internos da DRI, escolher uma das universidades e programas de destino e preencher o formulário on-line correspondente, anexando todos os documentos solicitados na chamada. Inscrições incompletas ou com documentos em desacordo com as orientações do edital serão desclassificadas, portanto o discente deve se certificar de que o dossiê está completo e de acordo com o solicitado.

O candidato deve estar ciente de que é necessário que ele realize a mobilidade estudantil amparado pelo acordo de cooperação firmado entre a UFPE e a instituição canadense, e que é necessário que ele retome os estudos na UFPE após o período no exterior, conforme disposições explícitas no site oficial das bolsas ELAP. O estudante não pode, portanto, concluir seu curso na UFPE antes de usufruir da bolsa ELAP e/ou de realizar a mobilidade.

Os discentes devem também observar que, caso contemplado, o depósito da bolsa do ELAP é realizado cerca de 3 semanas após a chegada ao Canadá, por isso é necessário que ele possa arcar com os custos da passagem e hospedagem no início do período de mobilidade.

Dúvidas sobre requisitos das IES estrangeiras e do Governo Canadense devem ser esclarecidas pelas respectivas instâncias. Dúvidas sobre os editais internos da UFPE que não estejam contempladas nos editais podem ser enviadas ao email divulgacao.dri@ufpe.br. 

 

Mais informações

Edital - Programas Acadêmicos 

Formulário de Candidatura - Programas Acadêmicos 

 

Edital - Research Internship (Documento atualizado em 15/02/24 apenas para incluir a Toronto Metropolitan University, que não havia respondido ao contato da DRI a tempo do lançamento do edital)

Formulário de Candidatura - Research Internship 

Data da última modificação: 15/02/2024, 14:44