Sobre Sobre

O Departamento

UFPE tem uma antiga tradição em despertar vocações para as Ciências Exatas. Da sua Escola de Engenharia saíram alguns dos mais destacados cientistas brasileiros da primeira geração, assim como, mais recentemente, aqueles que participaram da criação dos programas de pesquisa e pós-graduação em Física, no início da década de 70. Na área da Química a UFPE já contava com a destacada presença do Professor Oswaldo Gonçalves de Lima, fundador do Instituto (atual Departamento) de Antibióticos e com o Professor Ricardo Ferreira, pioneiro das pesquisas em Química Teórica no país, com experiência em ensino e pesquisa em Universidades como Columbia e Indiana, nos Estados Unidos, e no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, no Rio de Janeiro.

No programa de pós-graduação em Física, o Professor Ricardo Ferreira conjuntamente com o Professor Gilberto de Sá, atuando em Espectroscopia de Compostos de Lantanídeos, criaram o grupo de Física Atômica e Molecular, integrado por vários estudantes de iniciação científica, mestrado e doutorado. Reunindo pesquisadores deste grupo e jovens recém contratados pelo antigo Departamento de Química, foi criado, em dezembro de 1982, o Departamento de Química Fundamental (DQF).

O Departamento de Química Fundamental têm evoluído sem perder suas características primordiais, que incluem sua origem em um Departamento de Física reconhecido mundialmente, uma tradição estabelecida em Química Teórica e Espectroscopia, e uma profunda integração entre teoria e experimentos. Atualmente o DQF conta com pesquisadores atuando em todas as subáreas tradicionais da Química, assim como novas áreas de interface com a Biologia e Materiais.  O corpo docente do DQF conta atualmente com 32 docentes permanentes e 05 docentes aposentados que permanecem atuantes em diferentes atividades educacionais, Quatro membros do corpo docente do DQF são titulares da Academia Brasileira de Ciências e dez são bolsistas de produtividade do CNPq, sete deles em nível I. Vários docentes têm ocupado funções destacadas na comunidade, como membros e coordenadores de comitês assessores, ou posições na Universidade, como Reitor, Pró-Reitor, Diretor, em órgãos do Governo Estadual, como a Secretaria de Educação, a Fundação de Amparo à Ciência do Estado de Pernambuco (FACEPE), e o Espaço Ciência, ou do Governo Federal, como a Secretaria de Políticas e Programas do MCT. Os docentes do DQF foram formados em 19 Instituições em 8 países diferentes.

Em 1985 o DQF assumiu a responsabilidade de coordenação do curso de graduação em Química, reformulando completamente a sua estrutura curricular. A partir de 1987 o DQF passou a ser apoiado institucionalmente pela FINEP, e em seguida, particularmente após 1981, por diversos projetos do PADCT. Em 1989 foi então criado o programa de pós-graduação nos níveis de mestrado e doutorado. Este programa já titulou 60 mestres e 45 doutores e recebeu nas últimas avaliação conceito 6, atribuído a programas considerados em nível de excelência e com inserção internacional.

Em 1995 o DQF reformulou a Licenciatura em Química, separando-a do Bacharelado e passando a oferecer esta modalidade no período noturno, conseguindo com isto um contínuo aumento do número de titulados. Este esforço, aliado à participação em programas como o Professores do Terceiro Milênio, Rumo à Universidade, e Espaço Ciência, representam uma importante contribuição para a formação de professores para o ensino médio e melhoria do ensino de ciências nas escolas.

Coordenação

Chefe do Departamento
Professor Gustavo Seabra

E-mail: gustavo.seabra@ufpe.br

Tel.: (081) 2126.5023

 

Vice-Chefe do Departamento

Professor Arnóbio da Gama
E-mail: arnobio@ufpe.br

Tel.: (081) 2126.5024

Coordenador da Graduação do Curso de Bacharelado

Professora Janaína Versiani dos Anjos
E-mail: janaversiani@hotmail.com

Tel.: (081) 2126.7411

Vice-Coordenador da Graduação do Curso de Bacharelado


Coordenador da Graduação do Curso de Licenciatura
Professor Ricardo Oliveira
E-mail: ros@ufpe.br

Tel.: (081) 2126.7465

Vice-Coordenador da Graduação do Curso de Licenciatura

Coordenador da Pós-Graduação

Thereza A. Soares
E-mail: thereza.soares@ufpe.br

Tel.: (081) 2126.7472


Vice-Coordenador da Pós-Graduação
Janaína Versiani dos Anjos
E-mail: '; document.write( '' ); document.write( addy_text12142 ); document.write( '<\/a>' ); //-->

Tel.: (081) 2126.7411

Avaliação Docente

Avaliação de desempenho em periodo probatório - realizada por comissão setorial de avaliação constituída por três servidores docentes estáveis, sendo composta por:

  • Chefe do Departamento de lotação do servidor (presidente da Comissão Setorial);
  • Coordenador do curso de graduação onde o docente ministrou ou ministra maior número de aulas no período da avaliação;
  • Coordenador do curso de pós-graduação onde o docente ministrou ou ministra maior número de aulas no período da avaliação, ou docente eleito pelo pleno do departamento de lotação, cuja categoria seja superior à do avaliando.

Avaliação de progressão functional – realizada pela Comissão Especial de Avaliação escolhida pelo Pleno, composta por docentes de classe de magistério superior à do avaliado, com título de doutor, integrada por três membros titulares e dois suplentes, sendo um membro titular e um suplente de outro Departamento ou Núcleo. Segundo o artigo 31 da resolução no. 04/2008, o prazo máximo para avaliação de pedidos de progressão funcional pela Comissão Especial de Avaliação é de 45 dias para progressões para Professor Associado e 30 dias para as demais progressões.

 

Comissão de Especial de Avaliação de Progressão Funcional

 

Prof. Rosa Maria Souto Maior – Presidente

Prof. Flamarion Borges Diniz – Membro

Prof. Ricardo Emmanuel de Souza – Membro

Prof. Maria Fernanda Pimentel – Membro Suplente

Prof. Walter Mendes de Azevedo – Membro Suplente

 

Documentos relevantes

Resolução no. 3/2014 – Regulamento para progessão functional aprovado pelo Conselho Universitário (Substitui a Resolução no. 4/2008)

Resolução no. 4/2008 – Regulamento para progessão functional aprovado pelo Conselho Universitário

Ofício 02/12 – Orientações complementares sobre progresses funcionais

Roteiro sugerido pela Comissão para preparação de relatório de progresso funcional

Portaria Normativa no. 06/2006 – Regulamento para avaliação probatória de docentes

Recomendações da CPPD para evitar lentidão na avaliação dos processos de Progressão

Identidade Visual

Manual de Identidade Institucional

Manual de Identidade da UFPE

Logo do DQF

Logo horizontal - modelo 1

Logo horizontal - modelo 2

Logo vertical - modelo 1

Logo vertical - modelo 2

Logo comemorativo 30 anos - jpg

Logo comemorativo 30 anos - gif

Papelaria

Modelo para documento

  • Formato Word para documentos. **Atenção: Ao baixar o arquivo remova a extensão PDF mantendo apenas a extensão DOC. Infelizmente a interface JOOMLA! do nosso servido não aceita carregar arquivos DOC.**

Modelo para envelopes

Modelo para cartão de visitas

  • Formato Corel Draw usado por gráficas de impressão. **Atenção: Ao baixar o arquivo remova a extensão PDF mantendo apenas a extensão CDR. Infelizmente a interface JOOMLA! do nosso servido não aceita carregar arquivos CDR.**
  • Formato JPEG para visualização.

Modelo para apresentação PowerPoint. 

  • Formato PowerPoint para apresentações. **Atenção: Ao baixar o arquivo remova a extensão PDF mantendo apenas a extensão PPTX. Infelizmente a interface JOOMLA! do nosso servido não aceita carregar arquivos PPTX.**