Departamento de Física

Notícias Notícias

Voltar

Prof. Anderson Gomes recebe Medalha Nacional do Mérito Científico - Classe Grã-Cruz

O professor Anderson Stevens Leonidas Gomes, do Departamento de Física e do Programa de Pós-Graduação em Física da UFPE, recebeu ontem (12) a Medalha Nacional do Mérito Científico, na Classe Grã-Cruz, em reconhecimento à sua significativa contribuição para a Ciência, Tecnologia e Inovação, em cerimônia no Palácio do Planalto, das mãos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos. Ele e outros 20 cientistas haviam renunciado a suas medalhas da Ordem Nacional do Mérito Científico em solidariedade à médica sanitarista Adele Benzaken e ao infectologista Marcus Vinícius Guimarães de Lacerda, cujas honrarias foram revogadas pelo governo Bolsonaro em 2021

Foto: Ascom/MCTI

Presidente Lula entrega comenda a Anderson Gomes

As medalhas foram novamente concedidas aos 23 pesquisadores pelo Conselho da Ordem Nacional do Mérito Científico, cuja chanceler é a ministra Luciana Santos.

O evento foi ainda marcado pela retomada do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia e a assinatura do decreto que convoca a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. O presidente Lula preside o CCT, enquanto o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) exerce a Secretaria-Executiva. A ministra Luciana Santos ocupa a vice-presidência. Composto por 34 membros, conta com a participação de 16 ministros de Estado, 8 membros entre produtores e usuários de ciência e tecnologia e 9 representantes de entidades dos setores de ensino, pesquisa, ciência e tecnologia.

“Esta solenidade se reveste de muitos significados. É um ato de desagravo à ciência e de reparação histórica aos cientistas, professores, médicos, pesquisadores – brasileiras e brasileiros que foram injustamente perseguidos e ameaçados por um governo anticiência e antivida”, afirmou a ministra Luciana Santos.

A médica Adele Benzaken, que teve sua premiação revogada, era diretora do Departamento de HIV/Aids do Ministério da Saúde quando foi demitida após a publicação de uma cartilha sobre prevenção de doenças destinada a homens trans. Já o infectologista especializado em doenças emergentes, Marcus Vinícius Guimarães Lacerda foi responsável por um dos primeiros estudos que apontaram a ineficácia da cloroquina contra a covid-19 em 2020, e também teve sua premiação revogada em 2021.

Da esquerda para direita, Sérgio Rezende, a sra. Neide Galvão, esposa do Prof. Ricardo Galvão,

que está ao lado, Debora Menezes e Anderson Gomes na solenidade no Palácio do Planalto

 
Data da última modificação: 20/07/2023, 16:44

Contato Contato

Chefia
+55-81-2126-7605 / +55-81-2126-7606 / +55-81- 2126.8450 Ramal: 2326
Secretaria de Pós-Graduação
+55-81-2126-7640

Localização Localização