Sobre Sobre

       O Departamento de Genética do Centro de Biociências da Universidade Federal de Pernambuco iniciou suas atividades em 1992, a partir da realocação da maioria dos docentes do antigo departamento de Biologia. Realiza atividades voltadas ao ensino, à pesquisa e à extensão envolvendo a Genética e áreas afins. Sua pesquisa e extensão apresentam ênfase para a resolução de questões de saúde e meio-ambiente do Nordeste brasileiro.

 

O corpo de professores do Departamento é constituído por 16 docentes, todos doutores, além de 05 técnicos administrativos e 05 técnicos de laboratórios. O departamento também conta com 16 bolsistas pós-doutorandos. Todos os docentes desempenham atividades de ensino (graduação e pós-graduação), pesquisa e extensão na área de Genética e ciências correlatas.

 

Em nível de graduação, os professores do Departamento ministram cursos para as áreas de Ciências Biológicas, Ambientais e da Saúde, sendo responsáveis pelas cadeiras básicas e avançadas de Genética. O Departamento também oferece estágios, a nível curricular ou voluntário, a alunos de pós-graduação, graduação, técnicos e profissionais das áreas citadas.

 

Regularmente são realizadas atividades de pesquisa nas áreas de:

 

  • Bioinformática

  • Citogenética (Animal, Humana e Vegetal)

  • Genética e Biologia Molecular (Animal, Micro-organismos e Vegetal)

  • Genética Forense

  • Genética Humana e Médica

  • Genômica, Transcriptômica e Proteômica

  • Mutagênese e Citotoxicidade  

O Departamento também possui um Programa de Pós-Graduação em Genética, com linhas de pesquisa em Biologia Molecular e Bioinformática, Genética e Biodiversidade, Genética Evolutiva e Genética Humana. Ainda em nível de pós-graduação, os professores do Departamento ministram disciplinas e/ou orientam dissertações e teses em outros cursos de Pós-Graduação como: RENORBIO (interinstitucional), Ciências Biológicas (UFPE), Inovação Terapêutica (UFPE), Biologia de Fungos (UFPE), Biologia Vegetal (UFPE), Biologia Aplicada à Saúde (LIKA-UFPE), entre outros.

 

O Departamento também tem oferecido cursos de Especialização, como o Curso de Especialização em Genética e Biologia Molecular Humana, com sua 1ª edição em 2017, além de cursos teóricos e práticos em diversas áreas da Genética, na sua maioria em parceria com a Regional Nordeste da Sociedade Brasileira de Genética, que também está à frente da organização do ENGENE (Encontro de Genética do Nordeste), com periodicidade bianual.

 

Por intermédio de professores do Departamento, são prestados serviços de Genética Forense, Genética Humana em parceria com o Hospital das Clínicas (UFPE) e com o IMIP (Instituto Materno Infantil de Pernambuco), atendendo à população em geral, em relação a patologias de origem genética.

 

Adicionalmente, alguns docentes realizam atividades de treinamento de alunos e professores do ensino médio, visando a treinamento de jovens talentos e atualização de conhecimentos, numa área que tem se desenvolvido rapidamente nas últimas décadas.

 

O Departamento de Genética está situado no prédio do Centro de Ciências da Saúde, 1 o  andar, ala direita.