Um dos projetos envolve a digitalização das imagens contidas em fitas nos formatos MiniDV, S-VHS e Hi-8, que foram gravadas durante missões etnográficas nos anos 1990
Dois núcleos de pesquisa ligados ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) terão seus acervos digitalizados graças a uma parceria estabelecida com o Centro de Documentações e Pesquisa (Cedoc) da TVU: o Laboratório de Estudos Avançados de Cultura Contemporânea (LECC) e o Observatório de Museus, Imagem e Patrimônio (Observamus). Ambos são coordenados pelo professor Antonio Motta.
Um dos projetos envolve a digitalização das imagens contidas em fitas nos formatos MiniDV, S-VHS e Hi-8, que foram gravadas durante missões etnográficas realizadas em meados da década de 1990 e estão armazenadas atualmente no acervo do DAM. O segundo projeto em curso é a digitalização do arquivo Denis Bernardes sobre a memória institucional da UFPE.
“Através desta cooperação, será possível retomar as atividades no Laboratório de Estudos Contemporâneos do DAM após uma longa pausa de isolamento social devido à covid-19. O Cedoc, que já faz parte da Rede de Museus da UFPE, tem a capacidade de digitalizar acervos com mais cooperação entre diversos laboratórios”, cita o coordenador do Cedoc da TVU, Charles Martins. Antropólogo e museólogo, ele participa do LECC e do Observamus como pesquisador e coordena o trabalho da equipe técnica especializada.
Mais informações
Centro de Documentações e Pesquisa da TVU (Cedoc)
cedoc.ntvru@ufpe.br