Sobre Sobre

A Gerência de Compras do Agreste (GCA - CAA) é o órgão de assessoramento e execução da Unidade Organizacional, incumbido de funções específicas nas áreas de aquisições de materiais e serviços e atividades auxiliares do Campus do Agreste. Está subordinada à Coordenação de Infraestrutura, Finanças e Compras.

Principais atividades desenvolvidas:

  1. Elaboração dos Termos de Referência (TR) para compras específicas deste Campus;
  2. Pesquisa de mercado para estimativa de custo de aquisição ou registro de preços;
  3. Assessorar as demais unidades na elaboração dos Termos de Referência;
  4. Planejamento das compras do exercício;
  5. Criação do catálogo básico dos itens;
  6.  Codificação de itens de acordo com o CATMAT/CATSER e SIPAC;
  7. Manutenção do cadastro de fornecedores;
  8. Estudo de viabilidade das compras específicas;
  9. Emissão e publicação do Relatório Anual Resumido de Gestão de Compras da Gerência de Compras do Agreste;
  10. Emissão do relatório de gestão de risco no processo de compras;
  11. Gestão das compras conjuntas (IRPs);
  12. Gestão das adesões às atas de registro de preços (ARPs);
  13. Análise e aplicação dos critérios de sustentabilidade;
  14. Publicação de orientações acerca das compras públicas e, em especial, às compras do CAA;
  15. Gestão das solicitações de aquisição;
  16. Elaboração de calendário de compras;
  17. Análise de propostas de empresas (comerciais);
  18. Emissão de pareceres técnicos nos termos de referência;
  19. Instrução de processos de compras (inexigibilidade, dispensa, adesão à ARP, licitação, etc.);
  20. Coleta de demanda das unidades administrativas e acadêmicas do CAA;
  21. Atendimento ao público em geral;
  22. Capacitação de servidores sobre os processos de compras do CAA;
  23. Resposta à esclarecimentos na fase interna e externa da licitação;
  24. Respostas às impugnações de edital;
  25. Geração de relatórios à Diretoria do CAA;
  26. Seleção de estagiários e supervisão técnica de estágios dos alunos de Administração e Engenharia de Produção do CAA;
  27.  Abertura (protocolização), recebimento, encaminhamento e arquivamento de processos;
  28. Execução das compras anuais do CAA;
  29.  Acompanhamento da situação de regularidade fiscal, trabalhista, previdenciária e de idoneidade de fornecedores através dos diversos portais: SICAF, TCU, CNJ, CEIS, CEF, Receita Federal.
  30. Redação de documentos oficiais da GCA: ofícios, memorandos, relatórios, cartas, etc.;
  31.  Acompanhamento dos pedidos de compra visando assegurar sua entrega no prazo estabelecido.
  32. Gerenciamento do site e da página no Facebook da Gerência de Compras do Agreste;
  33. Atendimento aos órgãos de fiscalização e controle: preparar documentação e relatórios auxiliares, prestar esclarecimentos, disponibilizar documentos para controle, justificar procedimentos adotados, providenciar e auxiliar na defesa administrativa.

 

GERÊNCIA DE COMPRAS DO AGRESTE (GCA - CAA)

Gerente:

José Victor P. de Souza

E-mail: victor.souza@ufpe.br

 

Equipe:

 

Camila Sobral Ferraz de Castro

E-mail:  camilaadmcaa@gmail.com

Reginaldo Costa Pinto Junior

E-mail: reginaldocosta_84@hotmail.com

Thaysa Danyella Lira da Silva

E-mail: tahud@hotmail.com