Curiosidades Curiosidades

Voltar

O jurista Anibal Bruno, uma das maiores referências do Direito Penal do Brasil.

Há 128 anos, nascia em Pernambuco, o jurista ANIBAL BRUNO, uma das maiores referências do Direito Penal do Brasil.

Aníbal Bruno de Oliveira Firmo nasceu no dia 22 de março de 1890, em Palmares, Pernambuco, filho de Gercino Parente de Oliveira Firmo e Cândida Carmelinda de Oliveira.

Em 1913, como funcionário dos Correios e Telégrafos, formou-se em ciências jurídicas e sociais pela Faculdade de Direito do Recife e passou também a ensinar português em diversos colégios recifenses. Mais adiante, em 1925, graduou-se em ciências médicas pela Faculdade de Medicina do Recife.

Foi professor da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais de Pernambuco, do Instituto de Educação de Pernambuco, da Escola Normal Pinto Júnior, da Escola Normal do Estado, da Faculdade de Direito do Recife (catedrático e livre-docente de Direito Penal), da Faculdade de Medicina do Recife e do Ginásio Pernambucano.

Professor de carreira, médico, jurista e filólogo, membro da Academia Pernambucana de Letras, nos legou diversos trabalhos nas mais diversas áreas. Entre 1926 e 1969 produziu “O exame alfa (um estudo de psicologia e psicotécnica)”; “Um programa educacional”; “Contribuição ao estudo da fisiopatologia constitucional”; “A perigosidade criminal”; “Tobias Barreto criminalista”; “Biologia e direito”; “A Faculdade de Direito do Recife e o pensamento jurídico-penal brasileiro”; “Direito penal” (quatro volumes); “Comentários ao código penal” (dois volumes); entre outros.

Faleceu com 86 anos, em 17 de abril de 1976, no Rio de Janeiro.

Fontes:

Assentamento individual (dossiê) do aluno Anibal Bruno de Oliveira Firmo.

http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/

https://laurafranca.wordpress.com/2012/06/26/anibal-bruno/

Data da última modificação: 09/11/2018, 13:23