Curiosidades Curiosidades

Voltar

José de Alencar - um dos maiores escritores da Literatura brasileira do final do século XIX.

Fotografia de José de Alencar - Fonte: Academia Brasileira de Letras

Há 170 anos, nascia na Próvincia do Ceará, um dos maiores representantes do romantismo no Brasil e um dos principais nomes da literatura nacional.

Consta no Arquivo do CCJ, uma transferência recebida, datada do dia 20 de novembro de 1847, da Academia de Sciencias Sociais e Juridicas de São Paulo assinado pelo Diretor José Maria de Avellar Brotero, onde atesta que José Martiniano de Alencar Júnior, natural da Província do Ceará, nascido no dia 1 de março de 1829, filho natural de José Martiniano Pereira de Alencar e e de Ana Josefina de Alencar, neto materno do Capitão Leonel Pereira de Alencar. Tendo feito o 2 Ano onde foi plenamente aprovado e que pode continuar os seus estudos na Academia de Olinda.

Com essa transferência, o aluno José Martiniano de Alencar Júnior fez matrícula e concluiu o 3 ano na Academia de Olinda em 1848.

Já em 1849 retornando a São Paulo e continuou os seus estudos. Havendo-se bacharelado em Ciências jurídicas e Sociais no ano de 1850.

No dia 12 de dezembro de 1877, aos 48 anos de idade, o ilustre romancista e teatrólogo cearense morreu no bairro das Laranjeiras, no Rio de Janeiro. É o patrono da cadeira n. 23, por escolha de Machado de Assis.

Fontes consultadas:

>> José de Alencar - Academia Brasileira de Letras 

>> Assentamento individual (dossiê) do aluno José Martiniano de Alencar Júnior. – Acervo do Arquivo da FDR 

>> VAINSENCHER, Semira Adler. José de Alencar. Pesquisa Escolar Online. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, 2004. 

 

 

Data da última modificação: 22/02/2021, 08:36