Curiosidades Curiosidades

Voltar

Dr. Thomé Arôxa – Um ilustre represente da Fazenda Nacional junto às Obras do Porto do Recife

Há 162 anos nascia Dr. Thomé Arôxa, que possuía belas qualidades de carácter e de espírito.

Conforme consta na certidão de idade/Batismo do aluno Thomé Alves Arôxa, nascido em 21 de dezembro de 1858 em Pernambuco, filho legítimo de Bellarmino Alves Arôxa e Claudina Maria. Foi batizado no dia 20 de dezembro de 1865, na Igreja Matriz de São José e foram padrinhos Manoel Joaquim Baptista e sua Mulher Francisca Maria da Conceição do Rego.

 

 

Em 1885, com 26 anos, ingressou no Curso Jurídico na Faculdade de Direito do Recife, após ter sido aprovado nos exames preparatórios. Obteve o grau de bacharel pela Faculdade de Direito do Recife em 1889.


Na sua vida pública, desempenhou com elevado critérios vários cargos de responsabilidade, conduzindo-se sempre modo muito honroso. Temperamento Liberal, índole modesta e desprendida, as suas aspirações refletiram em tudo esse nobre e admiráveis sentimentos.


Como político, trabalho ao lado de José Mariano e Lourenço de Sá, tendo ocupado os cargos de Chefe de polícia do Estado do Maranhão em 1891, foi represente da Fazenda Nacional junto às Obras do Porto do Recife, como também, secretário da junta comercial de pernambuco em 1912, e diretor-gerente do extinto do Jornal "A Ordem", que se publicou nesta capital, em certo período do governo do exmo, Sr. Dr. Manoel Borba. Dr. Thomé Arôxa era um dos amigos do Jornal Pequeno.


No Jornal da A Província informa do falecimento aos 61 anos, no dia 20 de setembro de 1920 - em sua casa de sua residência a rua velha 286 - Dr. Thome Arôxa teve um colapso cardíaco e seu sepultamento foi no cemitério de Santo Amaro - Recife - PE na catacumba 19 da confraria de Sant'Anna, de Santa Cruz.


Por iniciativa do Sr. Alexandrinho F. da Silva (ex-auxiliar da gerência do Extinto Jornal "A Ordem") e os ilustres Drs. Antônio Vicente, Agamenon Magalhães, Luiz Cedro e Gomes Porto que foram, respectivamente, diretor, redator secretário e colaboradores do referido órgão de publicidade, para fazer uma homenagem colocando uma pedra de mármore no túmulo, em forma de cartão, com os seguintes dizeres: "Ao Dr. Thomé Arôxa, lembrança dos seus companheiros e amigos da "A Ordem"”.

Fontes Consultadas:

>> Biblioteca Nacional digital Brasil -A Provincia (PE) - 01 de outubro de 1820 

>> Biblioteca Nacional digital Brasil - Jornal de Recife 01 de outubro de 1891 

>> Biblioteca Nacional digital Brasil - Pequeno Jornal - 30 de setembro de 1920 

>> Biblioteca Nacional digital Brasil - Pequeno Jornal - 30 de setembro de 1920 - 01 de novembro de 1920 

>> Livro de Certidão de idade (1885) – Acervo do Arquivo da FDR

>> Lista geral dos bacharéis e doutores que tem obtido o respectivo grau na Faculdade de Direito do Recife, desde a sua fundação em Olinda, no ano de 1828, até o ano de 1931 – Acervo do Arquivo da FDR

>> Lista geral dos estudantes matriculados na Faculdade de Direito do Recife – Acervo do Arquivo da FDR

Data da última modificação: 26/02/2021, 22:26