Curiosidades Curiosidades

Voltar

Carlos Porto Carreiro – Educador Pernambucano

 

Fotografia de Dr. Carlos da Costa Ferreira Porto Carreiro. Fonte: A Palavra - Semanario Scientifico Litterario e Noticioso.

 

Há 156 anos nascia em Pernambuco o professor Carlos Porto Carreiro – legou à posteridade uma vida de dedicação às letras e com uma vasta atuação na área de cultura, pois foi poeta, tradutor, diplomado em direito, professor de economia política e finanças na Faculdade de Direito, jornalista, filósofo e membro-fundador da Academia Pernambucana de Letras.

Carlos da Costa Ferreira Porto Carreiro, filho do Major Luiz da Costa Porto Carreiro e de D. Josepha Alexandrina Porto Carreiro, natural de Pernambuco, nascido no dia 24 de setembro de 1864. Iniciou a vida muito jovem em Pernambuco, dedicou-se desde logo ao magistério, fundando em Recife o colégio Porto Carreiro, tradicional estabelecimento de ensino, por onde passaram duas gerações de estudantes.

Conforme consta na Lista geral dos estudantes matriculados na Faculdade de Direito do Recife, ingressou no curso de Ciências Jurídicas e Sociais na Faculdade de Direito do Recife – em 1881. E recebeu o grau de Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, em 03 de outubro de 1885 – aos 21 anos de idade – como segue a imagem abaixo:

 

 

Em 1888 entrou em concurso para a vaga de Geografia e História do curso anexo a Faculdade de Direito do Recife e obteve o primeiro lugar, sendo nomeado por desdobramento da cadeira para de História. 

Transferiu para Rio de Janeiro, depois de 45 anos de magistério em Pernambuco. No jornalismo ao lado de Alcino Guanabara dedicou-se a estudos especializado de Direito nas colunas "O Paiz".

Tempo depois - em 1913, concorreu ao concurso da Faculdade Livre de Direito do Rio de Janeiro e conquistou a cadeira de Economia Politica e passou ser Catedrático em 1920, na vaga do professor Serzedello Correa, que se aposentou.

Com base em sua vida de dedicação às letras, foi membro-fundador da Academia Pernambucana de Letras, na qual ocupou a Cadeira n° 4 (Posse em 26.01.1901), cujo patrono é Vigário Barreto.

Faleceu com 67 anos o Dr. Carlos porto Carreiro – No dia 11 de janeiro de 1932 às 16 horas em sua residência no Rio de Janeiro, à rua Barão de Itapagipe, 185 e o sepultamento foi no cemitério do S. Francisco Xavier.

Os Conjuntos das obras literárias inclui os livros: Às crianças, de 1883, e Ritmos, de 1893. A produção filológica do autor pode ser apreciada em sua ainda admirável  Gramática da Língua Nacional, publicada em 1918 na cidade do Rio de Janeiro, enquanto as Lições de Economia Política e Noções de Finanças, de 1931, podem ser citadas como sua grande obra relacionado à economia.

No entanto, é sua perfeita tradução da peça Cirano de Bergerac, de Edmond Rostand, feita em 1907 e publicada no Rio de Janeiro pela Casa J. Ribeiro dos Santos, que ascende o acadêmico recifense no mundo das letras. Em sua fase, a língua francesa tinha grande internacionalidade e para ela Carlos Porto Carreiro derramavam perfeições da literatura brasileira. 

Fontes Consultadas:

 

>> Academia Pernambucana de Letras - História dos Acadêmicos

 

>> Biblioteca Nacional Digital Brasil - A Palavra - Semanario Scientifico Litterario e Noticioso - 30 de noutubro de 1911 - Ano 1 - 

 

>> Biblioteca Nacional Digital Brasil - Diario de Noticias - 12 de janeiro de 1932 

 

>> Biblioteca Nacional Digital Brasil - Jonal do Commercio - terça-feira - 12 de janeiro de 1932 

 

>> Biblioteca Nacional Digital Brasil - Jonal do RJ - terça-feira - 12 de janeiro de 1932 

 

>> Leodegário A. de Azevedo Filho. José Pereira da Silva. (Organizadores) - Dicionário Biobibliográfico da Academia Brasileira de filosofia

 

>> Livro da Lista geral dos estudantes matriculados na Faculdade de Direito do Recife nos anos de 1881 – Acervo do Arquivo da FDR

 

>> Livro da Lista geral dos bacharéis e doutores que tem obtido o respectivo grau na Faculdade de Direito do Recife, desde a sua fundação em Olinda, no ano de 1828, até o ano de 1931 – Acervo do Arquivo da FDR

 

>> Livro de Registro de diplomas de Bacharel (1881 - 1894) - Acervo do Arquivo da FDR

Data da última modificação: 26/02/2021, 21:47