Voltar

UFPE lamenta o falecimento do professor aposentado e ator José Pimentel

Ele foi professor no Departamento de Comunicação Social da Universidade por 27 anos

Imagens: Reprodução/vídeo do Diario de Pernambuco/YouTube

Ele foi ator, diretor de teatro, jornalista e escritor, além de professor

A UFPE e, em especial, o Centro de Artes e Comunicação (CAC) lamentam o falecimento do ator e diretor de teatro José de Souza Pimentel, professor aposentado da Universidade, ocorrido na manhã de hoje (14),  aos 84 anos. O corpo será velado na Assembleia Legislativa a partir de hoje. O sepultamento ocorrerá amanhã (15), no Cemitério de Santo Amaro, às 10h.

Ator, diretor de teatro, jornalista, escritor, José Pimentel foi um dos maiores nomes das artes em Pernambuco. “Pimentel foi uma figura de muita importância para a cultura e a comunicação pernambucana, além de ser um grande amigo. Ele teve um papel muito relevante para a Universidade. No Núcleo de Televisão e Rádios Universitárias (NTVRU), já foi ator, apresentador e diretor do próprio núcleo. Também foi professor de Jornalismo pela UFPE. Deixa uma grande lacuna, porque era um batalhador. Eu sinto muito pela sua partida”, afirmou o diretor do NTVRU, José Mário Austregésilo.


Pimentel atuou como Jesus Cristo em Fazenda Nova e no Recife

Professor aposentado da UFPE desde 2004, José de Souza Pimentel ingressou na instituição no ano de 1977. Foi docente do Departamento de Comunicação Social da Universidade por 27 anos. Famoso por interpretar Jesus na Paixão de Cristo de Nova Jerusalém e do Recife, Pimentel foi incluído na lista dos Patrimônios Vivos de Pernambuco, em outubro do ano passado, exatamente por causa de sua atuação nos espetáculos. Ele fundou, há 52 anos, o espetáculo da Paixão de Cristo, em Nova Jerusalém, no município de Brejo da Madre de Deus. No Recife, ele dirigiu e atuou na Paixão de Cristo por 21 anos. Este foi o primeiro ano em que não participou, já por questões de saúde.

No dia 10 de janeiro deste ano, foi lançado o livro “José Pimentel – Para além das paixões”, que faz parte da Coleção Memória, série com que a Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) homenageia personalidades pernambucanas. O autor da obra, o jornalista Cleodon Coelho, destacou o múltiplo vínculo de José Pimentel com o universo artístico e cultural, destacando outros talentos do artista, como os de escritor, poeta, jornalista, cineasta, teleator, professor e apresentador de programa televisivo.

Data da última modificação: 15/08/2018, 12:47