Todas as Notícias
- UFPE/
- Institucional/
- Superintendências/
- Superintendência de Comunicação (Supercom)/
- Agência de Notícias (Ascom)/
- Notícias/
- Consad divulga moção de apoio e solidariedade à reestruturação da carreira e reajuste salarial dos TAEs
Notícias Notícias
Consad divulga moção de apoio e solidariedade à reestruturação da carreira e reajuste salarial dos TAEs
Manifestação destaca que são imprescindíveis esforços e ações do governo federal para valorização destes trabalhadores
O Conselho de Administração (Consad) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), reunido ordinariamente no dia 12 deste mês, vem, por meio desta manifestação, expressar seu apoio e solidariedade à pauta legítima do movimento nacional dos técnicos e técnicas administrativas em educação (TAEs) das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), e à legitimidade do movimento grevista, de modo especial no que diz respeito:
1) À recomposição salarial;
2) À reestruturação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE); e
3) À recomposição do orçamento das Ifes.
Os integrantes do conselho reconhecem o fundamental e relevante exercício cotidiano do trabalho dos TAEs no cumprimento das funções sociais da universidade pública, nos mais diversos âmbitos da sua missão. Reforçam a necessidade de cumprimento de direitos e deveres referentes ao momento de greve, com garantia do direito constitucional à adesão à greve.
São imprescindíveis esforços e ações do governo federal para valorização destes trabalhadores, no atendimento às pautas em destaque. Estas lutas representam também a justa valorização do serviço público prestado à população.
Expressamos a necessidade urgente de recomposição do orçamento das universidades federais para o pleno funcionamento e desenvolvimento das instituições, com votos de manutenção de diálogo do governo federal com a categoria para que, com máxima brevidade, se obtenha melhor resultado em favor dos técnicos e técnicas administrativos em Educação, permitindo melhoria das condições de permanência e fixação de quadros, além da dignidade remuneratória de aposentados e pensionistas.