Voltar

Professora Sylvia Lemos é a nova superintendente do HC

Ela é professora do Departamento de Medicina Tropical da UFPE e coordenadora do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Assistência em Infectologia (Nepai) do HC

A médica infectologista e professora da Universidade Federal de Pernambuco Sylvia Lemos Hinrichsen é a nova superintendente do Hospital das Clínicas (HC) da UFPE, unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Ela foi indicada pelo reitor Alfredo Macedo Gomes para substituir o cardiologista Frederico Jorge Ribeiro, que estava no cargo desde setembro de 2013. A portaria com a nomeação da superintendente foi publicada, ontem (13), no Boletim de Serviço nº 705 da Ebserh

Foto: Raitza Vieira/HC-Ebserh

Syvia ocupou, por 21 anos, a coordenação do Nepai, do HC

Há 31 anos professora do Departamento de Medicina Tropical da UFPE e há mais de 20 coordenadora do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Assistência em Infectologia (Nepai) e da disciplina de Biossegurança e Controle de Infecções Risco Sanitário Hospitalar, vinculados ao HC, Sylvia sabe a importância do hospital para a assistência, ensino, pesquisa e extensão. “Tenho paixão pelo HC, pelos pacientes e pela história dessa instituição. Sei também de sua importância para a sociedade. Assim, nosso trabalho, será focado na gestão dos resultados para que possamos favorecer a sistematização de processos assistenciais na tomada de decisões segundo evidências cientificas”, pontuou ela.

A nova superintendente afirmou ainda que manterá a valorização do ensino e da pesquisa acadêmica desenvolvidos no HC trabalhando a ciência como insumo. Além disso, Sylvia acrescentou que esta será uma gestão com uma forte coparticipação da comunidade hospitalar centrada no paciente – bases para a construção de um planejamento estratégico sistematizado e mensurável. “Pretendemos também adaptar as tecnologias inovadoras à nossa realidade no desenvolvimento das equipes multidisciplinares”, destacou.

CURRÍCULO – Sylvia Lemos Hinrichsen possui formação em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Pernambuco (UPE), além de mestrado em Medicina Tropical e doutorado em Medicina, ambos pela UFPE. Tem especializações em Infectologia, Medicina Interna, Auditoria de Serviços em Saúde e Fellows em Liderança pelos Partners of Americas. Sylvia atua há 31 anos como professora do Departamento de Medicina Tropical da UFPE, onde lida com disciplinas voltadas para as áreas de Biossegurança e Doenças Infecciosas e Parasitárias. Com grande experiência na área de pesquisa, a profissional também se dedica ao âmbito da saúde do viajante/turismo médico (Travel Medicine International Society Membership) e foi Honorary Observer da Oxford University. Desde maio de 2019, está como Board Member do JAC (Journal from the British Society for Antimicrobial Chemotherapy-BSAC).

Também tem experiência em processos de acreditação hospitalar segundo padrões internacionais de segurança do paciente, gerenciamento do uso de antimicrobianos (Anvisa/BSAC) e em ferramentas de gestão de serviços de saúde com bases no Proadi-SUS do Ministério da Saúde.

No HC, Sylvia capitaneia, desde 1992, o Nepai e realiza estudos e pesquisas que orientam sobre a prevenção de doenças, principalmente, as infecciosas e transmissíveis, além do desenvolvimento de inovações tecnológicas em parceria com a Johns Hopkins University (JHU), dos Estados Unidos – disseminando as boas práticas de biossegurança e controle de infecções no ambiente hospitalar.

 

 

Data da última modificação: 18/11/2019, 08:59