Voltar

Professora Josefa Salete Barbosa Cavalcanti recebe no dia 25 o Prêmio Ricardo Ferreira ao Mérito Científico 2017

Prêmio da Facepe contemplou a área de Ciências Humanas, Letras e Sociais pela primeira vez

A professora titular Josefa Salete Barbosa Cavalcanti, do Departamento de Sociologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), vai receber, no dia 25 deste mês, o Prêmio Ricardo Ferreira ao Mérito Científico 2017. A homenagem é concedida pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe) e este ano, pela primeira vez, contemplou a área de Ciências Humanas, Letras e Sociais. A solenidade de entrega será no Salão Nobre da Facepe.

Foto: Fabson Gabriel

Docente foi agraciada também com o Prêmio Florestan Fernandes 2017

“Muito me honra ser distinguida com esse prêmio”, comemorou a professora, que considera o reconhecimento importante não somente para ela, mas para a UFPE, para seu departamento e para os Programas de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) e Antropologia (PPGA). Josefa ressaltou a importância de chamar a atenção para o valor da universidade pública e de ser uma referência para os alunos da graduação. “Ainda tenho muito trabalho pela frente”, lembrou.

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 1C, a professora tem doutorado em Sociologia pela Universidade de Manchester (1982), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1975) e bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Paraíba (1971). Realizou pós-doutorados nas Universidades de Cardiff (1999), na Grã-Bretanha, e de Wisconsin (1988), nos Estados Unidos.

Foi professora visitante nessas duas universidades e também na Sam Houston State University, Universität Hamburg, Freie Universität Berlin, Universidad Nacional del Comahue e Universidad Nacional de Córdoba. Seus principais temas de pesquisa são globalização da agricultura e dos alimentos; desenvolvimento rural; sociedades camponesas; desigualdades sociais; trabalhadores migrantes, trabalho e gênero.

PRÊMIO – Criado em 2014, é um reconhecimento público e estímulo a um cientista brasileiro ou estrangeiro com permanência mínima de dez anos em Pernambuco que tenha se destacado pela realização de contribuição científica ou tecnológica de extraordinário valor para o progresso da sua área do conhecimento. A homenagem enaltece o reconhecimento das contribuições de Ricardo de Carvalho Ferreira, cientista do campo da químico-física que dedicou sua vida à ciência.

COMITÊ – Responsável por coordenar os trabalhos de coleta de nomes, o Comitê de Busca foi composto pelos professores Maria do Socorro Ferraz Barbosa (UFPE), Maria de Fatima de Souza Santos (UFPE), Isaltina M. de Azevedo M. Gomes (UFPE), Kazue Saito Monteiro de Barros (UFPE), Silke Weber (UFPE), Marcos Antonio Ramos Pereira de Lucena (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) e Valderez Pinto Ferreira (Academia Brasileira de Ciências).

RECONHECIMENTO – Josefa Salete Barbosa Cavalcanti também foi agraciada com o Prêmio Florestan Fernandes 2017, que contempla sociólogos cuja destacada produção contribui para a construção institucional, a consolidação e o aprimoramento da Sociologia no Brasil, promovendo, igualmente, seu reconhecimento em nível internacional. O prêmio foi entregue no 18º Congresso Brasileiro de Sociologia, que aconteceu de 26 a 29 de julho, em Brasília.

Data da última modificação: 10/10/2017, 14:21