Voltar

Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) participa de evento em Cuiabá

Três artigos produzidos por equipes do NTI foram apresentados no workshop, que reúne representantes das instituições federais de Ensino Superior (Ifes)

Foto: Divulgação

Diretora-geral do NTI, Teresa Maciel, apresentou trabalho no evento

Da Comunicação do NTI

Com o tema “As Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) e o desafio da integração entre sistemas, processos e órgãos públicos”, o XIII Workshop de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) das Ifes (WTICIFES 2019) aconteceu de 4 a 6 deste mês, em Cuiabá (MT). O evento anual tem o objetivo de efetivar a TIC como instrumento de inovação e transformação digital nas universidades federais. Três artigos desenvolvidos por membros do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) da UFPE foram aprovados e apresentados durante o workshop.

Os trabalhos selecionados foram: “Melhoria organizacional com base no grau de felicidade dos colaboradores”, desenvolvido por Teresa Maciel e Suzanna Sandes; “Do papel ao digital: implantação de sistema de protocolo digital”, realizado por Renato Mendes e Marlos Ribeiro; e “Execução de melhoria contínua baseado em BPMN e indicadores na gestão de serviços de TIC: estudo de caso na Diretoria de Sistemas do NTI/UFPE”, conduzido por Renato Mendes e Suzanna Sandes. Esse último artigo foi submetido ao IV Encontro dos Escritórios de Processos (EEP), evento integrado ao WTICIFES.

O evento possibilitou um momento de intenso networking e grande troca de experiências. A diretora-geral do NTI, Teresa Maciel, considera que o evento é um dos mais importantes para área de TI das universidades federais brasileiras. “É sem dúvida uma grande oportunidade de atualização de conhecimento, de integração, de fortalecimento, de networking, de onde podem sair projetos de cooperação também, assim como novas ideias”, afirma. Para a representante, foi uma honra ter compartilhado essa experiência com outras instituições. 

O WTICIFES é promovido pelo Colégio de Gestores de Tecnologia da Informação e Comunicação (CGTIC) das Ifes. A escolha de discutir sobre a integração entre sistemas, processos e órgãos públicos surgiu do atual desafio de melhorar a gestão de tecnologia da informação e comunicação nas Ifes. Em razão do número cada vez mais crescente de dados criados e mantidos por esses órgãos, desenvolver estratégias para melhoria no atendimento à sociedade é uma medida fundamental. A próxima edição do WTICIFES acontecerá em 2020, na UFPB, em João Pessoa.

Data da última modificação: 19/06/2019, 16:07