Voltar

Laboratório de Tecnologia em Petróleo, Gás e Biocombustíveis e Petrobras promovem workshop

Obra terá 13,3 mil metros quadrados de área e deve ser inaugurada em um ano

Cerca de 80 convidados participam hoje (7) do workshop do Laboratório Integrado de Tecnologia em Petróleo, Gás e Biocombustíveis (Litpeg), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e da Petrobras, realizado no Centro de Estudos e Ensaios em Risco e Modelagem Ambiental (Ceerma), no Campus Recife. O evento segue à tarde, com apresentações dos coordenadores de cada um dos 12 laboratórios e visita às instalações do Litpeg.

Fotos: Passarinho

Anísio Brasileiro destacou esforço pela autonomia tecnológica do país

O coordenador do Litpeg, professor Paulo Lyra, apresentou o projeto, que terá 13,3 mil metros quadrados de área e tem a missão de integrar os laboratórios da UFPE nas diversas áreas de petróleo, gás e biocombustíveis. Ele fez um histórico da obra desde o plano de trabalho elaborado em 2008. O termo de cooperação inicial era de R$ 76,5 milhões, incluindo obras, instalações, equipamento e material permanente. A previsão de inauguração é em dezembro de 2018.

“O Litpeg representa o esforço de duas instituições públicas para fortalecer os conhecimentos, a pesquisa e a formação de recursos humanos na área de petróleo, gás e biocombustíveis, em uma atividade estratégica para o desenvolvimento do país”, ressaltou o reitor da UFPE, professor Anísio Brasileiro. Para ele, a Universidade e a Petrobras devem colaborar em prol da inovação e da autonomia tecnológica do Brasil.


Ana Cristina Fernandes abordou cooperação de longo prazo entre instituições

O gerente de Relacionamento com a Comunidade de Ciência e Tecnologia do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes) da Petrobras, Eduardo Santos, falou sobre as parcerias da Petrobras com 62 universidades no mundo e 120 no Brasil. “Cada vez mais, a academia vai dando sua contribuição nos projetos desenvolvidos pelo Cenpes. Cada resultado da Petrobras é resultado dessa cooperação”, afirmou.

O evento foi realizado com apoio da Positiva – Diretoria de Inovação da UFPE e da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento (Fade) da UFPE. A professora Suzana Montenegro, secretária executiva da Fade, apresentou o papel da fundação em projetos como o Litpeg. Para a coordenadora de Articulação e Promoção de Parcerias Estratégicas (Cappe) da Positiva, professora Ana Cristina Fernandes, o Litpeg permite uma cooperação de longo prazo e reafirma a parceria com a Petrobras.

 

Data da última modificação: 07/12/2017, 15:09