Navegação Navegação

Voltar

Alunos e graduados de Letras aprovados como assistentes na Espanha realizam vaquinha virtual

Os professores em formação resolveram fazer a Vakinha Partiu Espanha para ajudar na viagem

No final de setembro, quatro estudantes e graduados em Letras – Espanhol da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) devem estar de malas prontas para ir à Espanha. De mais de 160 inscritos em todo o Brasil, os pernambucanos ocuparam quatro das cinco primeiras vagas do edital de seleção de assistentes brasileiros de conversação na Espanha. Para ajudar na viagem, eles estão realizando uma vaquinha virtual e farão minicursos e um e-book para presentear as pessoas que ajudarem.

Os estudantes e recém-graduados devem iniciar o programa em outubro em três comunidades autônomas espanholas: Andaluzia, Castilla y León e Galícia. Eles vão passar oito meses em Escolas Oficiais de Idiomas do país realizando o trabalho de assistentes de conversação de Português como Língua Estrangeira (PLE). Apesar de o programa prever bolsas de estudos e seguro de saúde, eles precisarão de ajuda para os trâmites com o visto, as passagens aéreas e o primeiro mês em que estarão nas cidades espanholas.

Os selecionados Alexsaymour Batista, José Edson, Ana Elizabeth Oliveira e Izabella Santiago são ou já foram professores bolsistas do Idiomas Sem Fronteiras do Núcleo de Línguas (Nucli/IsF) da UFPE e atuam hoje no ensino de espanhol como língua estrangeira na Universidade. Como professores ainda em formação e bolsistas da Universidade, eles resolveram juntos realizar a Vakinha Virtual Partiu Espanha através das redes sociais  https://www.instagram.com/vakinhapartiuespanha/para auxiliar nos custos da viagem.

Izabella explica como surgiu a ideia de criar a Vakinha e por que a experiência é importante para Pernambuco. “Nesse momento de pandemia, nós quatro decidimos juntos nos ajudar nesse processo. A ação surgiu da necessidade que tivemos em unir recursos para concretizarmos esse sonho de poder ensinar a nossa língua em outro país. A vaquinha surgiu como uma forma de as pessoas contribuírem e a gente também poder ofertar o que a gente sabe fazer, que é ensinar. Tem sido fruto de um trabalho de dedicação nosso para fazer dar certo”, afirma.

PROGRAMA – O edital foi resultado de uma iniciativa entre a Rede Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior) – Idiomas Sem Fronteiras (IsF) e a Embaixada da Espanha no Brasil. Devido à parceria entre as instituições, é a primeira vez que o programa vai enviar estudantes e professores brasileiros em formação para a Espanha.

Mais informações
Vakinha Partiu Espanha

vakinhapartiuespanha@gmail.com

Data da última modificação: 31/07/2020, 16:34