Voltar

Doutora pela UFPE é finalista em competição mundial promovida pela revista Science

O trabalho baseia-se na tese de doutorado de Natália Oliveira, intitulada “Desenvolvimento de Biossensores para as Ciências Forenses”

A pernambucana Natália Oliveira, doutora em Biologia Aplicada à Saúde pela UFPE, é finalista na competição mundial “Dance Your PhD”, promovida pela revista Science. Na disputa, os candidatos apresentam suas teses em formato de dança, concorrendo nas categorias de Química, Física, Biologia e Ciências Sociais. O público pode votar nos vídeos preferidos, até o dia 30 deste mês, via internet.

O vídeo de Natália (“Pop, Dip and Spin: The Legendary Biosensor for Forensic Sciences” ), que concorre pela categoria de Química, foi feito juntamente com a companhia de dança Vogue 4 Recife. Gravado no Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami (Lika) da UFPE e em pontos turísticos do Recife, o vídeo mostra de forma simples e lúdica como um crime pode ser resolvido pelo uso de tecnologias portáteis, como os biossensores.

O trabalho baseia-se na tese de doutorado de Natália Oliveira, intitulada “Desenvolvimento de Biossensores para as Ciências Forenses”, que demonstrou o uso de biossensores que podem detectar amostras biológicas em cenas de crime, como sangue, mesmo após a lavagem dessas manchas por materiais de limpeza doméstica, ato frequentemente realizado por criminosos numa tentativa de esconder vestígios do crime.

Quem vencer a disputa ganhará um prêmio em dinheiro e uma viagem para Austin, nos Estados Unidos, para participar do Encontro da Associação Americana pelo Avanço da Ciência.

Mais informações
Natália Cybelle Lima Oliveira
nataliacybelle.89@gmail.com

Data da última modificação: 24/10/2017, 20:01