Centro Municipal de Educação Infantil Professor Paulo Rosas produz cadernos educativos durante aulas remotas

Material busca promover a articulação de interações e brincadeiras entre crianças, família e escola

O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Professor Paulo Rosas, fruto de uma parceria entre a Prefeitura do Recife e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), vem desenvolvendo desde maio cadernos pedagógicos para auxiliar o processo educativo de seus alunos que não estão frequentando a unidade devido à pandemia do novo coronavírus. Ao todo, foram produzidos cinco cadernos: “A casa é nosso canto no mundo”, “Quem são vocês? Paulo Rosas outra vez! Alegria, alegria, hei, hei”, “Afetividade e Ancestralidade contam a minha história: vivenciando a diversidade”, “Somos todos natureza” e “(A)colhendo emoções: corpo e sentimentos”.

Os cadernos surgiram a partir dos encontros e planejamento dos professores, auxiliares de desenvolvimento infantil e gestores da creche, com a contribuição das professoras Valéria Nepomuceno, do Departamento de Serviço Social da UFPE, e Carolina Perrusi, do Centro de Educação. Os profissionais identificaram, entre temas relevantes e constantes no projeto político pedagógico da unidade de ensino, os que poderiam auxiliar no convívio em casa. Para isso, a equipe do CMEI se inteira da rotina das crianças através dos grupos de WhatsApp e conversa com os pais a respeito do quanto certas brincadeiras e experiências ajudam no desenvolvimento das crianças, mesmo no cenário de pausa nas interações coletivas.

O objetivo dos materiais é potencializar o olhar das crianças para as questões abordadas, maximizar a interação dos professores em meio às aulas remotas e fortalecer a relação criança x família. A iniciativa se complementa com lives pedagógicas realizadas com a participação de convidados e com a distribuição de kits pedagógicos relacionados à temática de cada caderno para proporcionar uma experiência sensorial - como a realizada para apresentação do caderno 5, que contou com a participação da professora Ana Paula Mota, do Centro de Educação da UFPE.

“Não seria prazeroso para as crianças ficar muitas horas na frente do computador durante a semana, então pensamos em ser um apoio a essa família, diferencial do modelo de educação EAD, um guia de orientação, que se articule com o dia a dia deles, potencializando e enriquecendo o aprendizado. Lembrando aos responsáveis que é importante separar um tempo para eles, estar disponível, estar junto da criança, fortalecendo a troca afetiva ente os familiares”, destaca a gestora do CMEI, Keila Macedo.

Data da última modificação: 12/01/2021, 17:33