Notícias Notícias

Voltar

Propesq prorroga prazo para envio de propostas de mestrado e doutorado para inovação

Prorrogado até quarta (1º de julho) prazo de recebimento de propostas em resposta ao Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico para Inovação MAI/DAI

A Pró-Reitoria para Assuntos de Pesquisa e Pós-Graduação (Propresq) prorroga, até quarta (1º de julho), o prazo de recebimento de propostas de projetos em resposta à Chamada Nº 12/2020 - Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico para Inovação MAI/DAI, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Chamada (CNPq). As propostas devem ser enviadas para a Diretoria de Pesquisa por meio do e-mail dpq.propesq@ufpe.br

A chamada prevê o financiamento de bolsas de mestrado, de doutorado e de iniciação tecnológica e industrial (ITI). Para cada bolsa de mestrado/doutorado concedida, será exigida uma contrapartida mínima da empresa parceira. A contrapartida mínima para cada bolsa de mestrado é de R$ 10 mil e para as de doutorado, R$ 20 mil. Não será cobrada contrapartida nos casa das bolsas de ITI.

Os projetos devem apresentar aderência a, no mínimo, uma das Áreas de Tecnologias Prioritárias do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC): tecnologias estratégicas, habilitadoras, de produção, para o desenvolvimento sustentável e para a qualidade de vida. São também considerados prioritários, diante de sua característica essencial e transversal, os projetos de pesquisa básica, humanidades e ciências sociais que contribuam, em algum grau, para o desenvolvimento das Áreas de Tecnologias Prioritárias do MCTIC.

Conforme chamada, a UFPE poderá submeter apenas uma proposta que deve englobar diversos projetos elaborados pelos programas de pós-graduação com as empresas parceiras. A Diretoria de Pesquisa da Propesq vai realizar uma seleção dos projetos para compor uma proposta institucional, no caso de haver um número de interessados maior do que a chamada permite. O projeto a ser enviado pela UFPE apresenta limite de dez bolsas de mestrado e dez bolsas de doutorado.

Para elaborar a proposta a ser enviada à Propesq, a pós-graduação deve utilizar os modelos indicados abaixo. Ressalta-se que, no momento da submissão, além da proposta, é preciso anexar a carta de concordância da empresa parceira (modelo abaixo).

Para baixar:

Mais informações
Diretoria de Pesquisa (dpq.propesq@ufpe.br)
Whatsapp (81) 2126 7050 (apenas mensagens de texto/áudio)

Data da última modificação: 26/06/2020, 18:33