Estrutura Estrutura

O Programa do Governo Federal de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais Brasileiras (REUNI) contribuiu para o processo de crescimento e estruturação destas instituições. Este foi instituído pelo Decreto Presidencial 6.096, de 24 de abril de 2007, com o objetivo de dar às instituições condições de expandir o acesso e garantir condições de permanência no Ensino Superior.

Então, a partir do plano apresentado, cada universidade receberia investimentos para a aplicação em ações como contratação de professores e servidores administrativos; recuperação e construção de instalações físicas; e aquisição de equipamentos para laboratórios, salas de aula, bibliotecas, ambientes de trabalho para professores e órgãos administrativos. Mas o que isso tem haver com o surgimento da Progest? Com o plano de reestruturação e expansão da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), as atribuições da Proplan (Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças) cresceriam significativamente e, vendo que isto poderia sobrecarregá-la, prejudicando assim, a boa prestação do serviço, a administração central resolve criar uma nova Pró-Reitoria para absorver partes das atribuições da Proplan.

A Pró-Reitoria de Gestão Administrativa (Progest), modificou a estrutura organizacional da Reitoria, dividindo algumas funções da Proplan. Ademais, a Progest fica responsável pela gestão de importantes áreas, tais como: licitações e contratos, gestão patrimonial, comunicação interna, gestão documental, compras e almoxarifado.

Ato constitutivo Portaria 15A de 26 de setembro de 2008.