O Programa O Programa

O Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) da Universidade Federal de Pernambuco foi criado em 2009 e oferece curso de Mestrado Acadêmico, com caráter multiprofissional, está vinculado ao Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), sendo conduzido, principalmente, por docentes da Área de Saúde Coletiva do Departamento de Medicina Social desta instituição. Busca contribuir com o ensino, a pesquisa e a extensão, bem como com atividades junto aos serviços de saúde e instituições de saúde pública do estado e região Nordeste.

  • Objetivo Geral:

Gerar conhecimento em Saúde Coletiva e áreas afins e habilitar profissionais para a compreensão dos problemas de saúde.

  • Objetivos Específicos:

a) Proporcionar formação especializada de profissionais da saúde e de áreas afins, para atuarem na docência, na pesquisa e na gestão dos sistemas e serviços de saúde no campo da Saúde Coletiva;

b) Produzir conhecimentos técnico-científicos que contribuam para a intervenção eficaz sobre os problemas sanitários em nível local, regional e nacional;

c) Fomentar a cooperação técnico-científica com outras instituições de Ensino e Pesquisa, com instituições de saúde e instâncias de controle social.

Encontram-se entre os nossos alunos, docentes procedentes da UFPE e de outras instituições de ensino superior local e regionais, além de profissionais que atuam nos serviços de saúde das redes estadual e/ou municipal, observando-se um interesse crescente por parte de candidatos oriundos de outros Estados do Nordeste.

As disciplinas obrigatórias do mestrado visam subsidiar uma postura crítica sobre a literatura da área desde a elaboração do projeto até a redação da dissertação. As disciplinas eletivas visam aprofundar o conhecimento em relação ao objeto de estudo escolhido para a dissertação.

O PPGSC tem trabalhado para o fortalecimento institucional da pós-graduação à luz das diretrizes do Plano Decenal de Pós-graduação 2010-2020. O corpo docente do PPGSC possui formação sólida, todos com titulação em nível de Doutorado, em universidades nacionais e estrangeiras. Em 2014 temos 13 (treze) docentes permanentes e três colaboradores. Dois docentes do quadro permanente possuem bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Todos os professores do programa pertencem a grupos de pesquisa cadastrados na plataforma Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq, certificados pela UFPE.

A maioria dos projetos de pesquisa foi contemplada com alguma forma de financiamento via instituição de fomento à pesquisa, na modalidade bolsa e/ou outro auxílio financeiro e contemplam temas estratégicos nas áreas de epidemiologia; política, planejamento e gestão; ciências sociais em saúde e mais recentemente, práticas integrativas e redes de atenção. Abrangem, ainda, temas emergentes, relativos às áreas de economia da saúde e saúde bucal coletiva que propiciou o surgimento de grupos de pesquisa que agregam pesquisadores de diversos departamentos e programas de pós-graduação da UFPE.

Sua produção científica está em consonância com a agenda de prioridades em saúde elaborada pelo Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde (DECIT/MS) e com as diretrizes da Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde. Além disso, vários docentes do PPGISC têm participado de cooperação internacional para a capacitação profissional e fomento à produção técnico-científica.