O Programa O Programa

 

A Pós-Graduação em Medicina Tropical foi criada em 1973 oferecendo curso de Pós-graduação em Nível de Mestrado para médicos. No ano de 2000 passou a oferecer cursos em nível de Mestrado e Doutorado e tornou-se multidisciplinar, ampliando sua proposta para outros profissionais que pesquisam e trabalham com Doenças Infecciosas tais como Farmacêuticos e Bioquímicos, Biólogos e Biomédicos. No momento, o Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical da UFPE é constituído atualmente por 15 professores/pesquisadores (13 permanentes e 02 colaboradores). A maioria dos docentes/pesquisadores é do Departamento de Medicina Tropical, com incorporação de pesquisadores de outros Departamentos da UFPE (Ciências Farmacêuticas, Clínica Médica, Medicina Clínica, Fisiologia e Farmacologia, Micologia). Desta forma, a formação e experiência em pesquisa diversificada dos docentes permanentes, englobando as áreas de Doenças Infecciosas e Parasitárias, Imunologia, Microbiologia, Parasitologia e Virologia, Epidemiologia e Saúde Pública, possibilita o desenvolvimento de investigações em diversas áreas do conhecimento, integrando pesquisa de área clínica, com o campo da investigação de áreas básica/experimental, da epidemiologia e da saúde pública.

Devido a esta interdisciplinaridade, as linhas de pesquisa tomam como base os estudos clínico-epidemiológicos das doenças infecto-parasitárias e os estudos relacionados da área básica que ressalta a relação hospedeiro-parasita. Dentro destes dois aspectos, foram descritas 7 linhas de pesquisa: HIV/AIDS; infecções virais; micobacterioses- tuberculose e hanseníase; resistência/virulência bacteriana e fúngica; protozoonoses; helmintíases; doença infecciosas e a imunidade imune inata). Como projeto isolado, destacamos o estudo envolvendo Sífilis gestacional e congênita.

O Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical é hoje uma referência para a formação de recursos humanos ao nível de Mestrado e Doutorado. Dos estados da Paraíba, Alagoas e Ceará, são vários os profissionais da área da saúde, docentes de Universidades Federais, Estaduais e/ou Instituições Privadas, que buscam os conhecimentos científicos e/ou tecnológicos aqui existentes, para enfrentar os problemas de saúde locais.

Os projetos de seus docentes e pós-graduandos tem resultado em publicações em revistas nacionais e internacionais tradicionais além de pesquisas financiadas pelo Ministério da SaúdeCNPq, FACEPE e Organização Mundial da Saúde. Atualmente está classificada com conceito 5 pela CAPES e realiza processos seletivos anuais. Os prazos para conclusão de cursos são de 24 meses para o mestrado e 48 meses para o doutorado.

Objetivos:

Devido à consistência e abrangência do seu corpo docente no conhecimento das doenças infecto-parasitárias temos como objetivos a formação de mestres e doutores qualificados e o aprimoramento constante dos docentes, refletidos pelo reconhecimento dos projetos por agências de fomentos nacionais, bem como, a inserção internacional de docentes/discente e a internacionalização do programa. Desta forma, atraindo alunos de graduação para a formação acadêmica/científica e permitindo constante renovação do saber científico/tecnológico.

1.Formação de mestres e doutores qualificados: O eixo básico do Programa constitui-se em propiciar aos alunos uma formação sólida em pesquisa quantitativa. Para isto, a grade curricular básica é composta por disciplinas direcionadas ao aprofundamento metodológico de pesquisa, enquanto aquelas relacionadas à área específica são cursadas de acordo com o projeto (dissertação ou tese) a ser desenvolvido. Quanto às linhas de pesquisa, priorizam-se aquelas ligadas aos problemas de saúde da região e procura-se integrar diferentes enfoques e abordagens. Os estudos conduzidos objetivam fornecer subsídios para enfrentar as questões locais em consonância com os avanços científicos e tecnológicos existentes, permitindo ao egresso capacitação para coordenação/colaboração em projetos de pesquisa ou a chefia/coordenações de ações e setores de instituições de saúde do estado.

2.Aprimoramento constante dos seus docentes: Com a participação dos docentes nas disciplinas oferecidas na grade curricular, permite a atualização constante dos mesmos, bem como, os intercâmbios e colaborações nacionais e internacionais, favorecendo a troca de conhecimentos em uma discussão mais ampla da aplicação do conhecimento obtido com os resultados, onde a autocrítica e a expertise são renovados.

3. Desenvolver projetos que busquem a excelência dos resultados, através de uma revisão de literatura e metodologia pertinentes e bem estruturadas para que tenham o seu reconhecimento E apoio financeiro na comunidade científica nacional e mundial.

4.Proporcionar credibilidade e visibilidade através de publicações de impacto internacionais dos resultados dos projetos desenvolvidos e vinculados as tese/dissertações para inserção internacional reconhecida pela revisão de periódicos e participação em corpo editorial e projetos internacionais.

5.Proporcionar intercambio entre alunos das diferentes instituições parceiras, participação de membros da comunidade científica internacional em co-orientações, cursos atualização ministrados em nossa pós-graduação, com consequente oficialização de convênios entre as instituições.