Programa de Pós-Graduação em Filosofia
- UFPE/
- Ensino/
- Cursos de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado)/
- (PPGFilosofia) Programa de Pós-Graduação em Filosofia/
- Informes/
- V Seminário de Autoavaliação do PPGFIL/UFPE
Ensino
- Cursos de Graduação
- Cursos de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado)
- Cursos de Especialização
- Cursos de Educação a Distância
- Colégio de Aplicação
- Relações Internacionais
- Manual do Estudante
- Calendário Acadêmico
- Vida Acadêmica
- Colação de Grau
- Programas de Residência
- Residência Pedagógica
- (PPGCom) Programa de Pós-Graduação em Comunicação
- (MPEB) Mestrado Profissional em Educação Básica
- (PPHTur) Programa de Pós-Graduação em Hotelaria e Turismo
- (ProfHistoria) Mestrado Profissional em Ensino de História
- (ProfCiAmb) Programa de Pós Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais
- Defesas
- (PPGMúsica) Programa De Pós-Graduação Em Música
- PPGIC - Programa de Pós-Graduação em Gestão, Inovação e Consumo
- (PPGEA) Programa de Pós-Graduação em Engenharia Aeroespacial
- (PIMES) Programa de Pós-Graduação em Economia
- (PROFNIT) Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação
- (PROFGEO) - Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Ensino de Geografia em Rede
- PPGST - Programa de Pós-Graduação em Saúde Translacional
- Pós-Graduação em Ciência da Computação (Profissional)
- (PPGMCF) Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Ciências Fisiológicas
- (PPGEP-PRO) Programa de Pós-Graduação Profissional em Engenharia de Produção
- Grupos de Pesquisa
- (POSCOM) Programa de Pós-graduação em Comunicação e Inovação Social
Informes Informes
V Seminário de Autoavaliação do PPGFIL/UFPE
*Contamos com a presença de dois professores externos neste seminário: o coordenador de área na CAPES, Jorge Viesenteiner (UFES), e a Profa. Janyne Satler (UFSC).
Segue um breve resumo de suas falas:
-
Janyne Satler destacou a importância de se coletivizar e publicizar os trabalhos e que os grupos de estudo funcionem como uma rede de apoio. Ela também enfatizou a prática docente não hierárquica no processo de tornar a filosofia mais democrática. Ela defendeu que no processo de se construir uma comunidade filosofica não se deve tornar a figura do filósofo inacessível, num castelo isolado, uma visão que chamou de solipsista. Ela terminou sua fala exortando uma filosofia mais dialógica, aberta e plural.
-
Jorge Viesenteiner falou sobre ataques à universidade nos últimos anos, mostrando que o discurso anti-ciência se cristalizou na sociedade infelizmente. Notou que a falta de recursos humanos é um problema grave e que se paga muito mal aos pesquisadores, uma vez que acredita que política de financiamento implica bom salário. Auxílio ao pesquisador nao deveria ser pensado como esmola. Ele também destacou que a evasão é um problema de todas as áreas de pesquisa e como devemos mudar práticas concretas e como sintonizar ou conjugar as atividades no processo de autoavaliação. Avaliação qualitativa e nao quantitativa. Nao se trata de construir numeros mas de conjugar o que fazemos bem e o que devemos melhorar, na discussao sobre o que é qualitativamente relevante para a gente. Na autoavaliação se constrói clareza sobre fragilidades. Autoavaliação sem melindres que funciona como um teste de maturidade. Falar franca e abertamente. Mostrar para a capes e para a sociedade o que nos fazemos bem. Política de debate e amadurecimento da cultura interna do PPGFIL. A perspectiva da autoavaliação para vencer o produtivismo.
- Abaixo está o importante relatório feito pelo Guilherme Varela a respeito de prorrogações e evasões por linha de pesquisa e por professores de 2015 a 2021.
Registros :