Informes Informes

Voltar

Lógica Viva Coletivo: Projeto Filosofia na Encruzilhada

Quantas vezes você ouviu numa roda de conversa, num comentário de televisão ou leu em documentos de governo: “ideologia totalitária”; “regime totalitário”; “totalitarismo” e outras derivações? Tenho a convicção que foram muitas!

O livro “Ideologia do totalitarismo” de Carlos Hortmann @carloshortmann – numa articulação entre filosofia, história e “ciência” política – procura demonstrar como a “ideologia do totalitarismo” é um dos imaginários políticos mais duradouro, efetivo, transversal e usados pelos movimentos anticomunistas. É mostrado o papel desta ideologia na construção de uma memória histórica que apague todos os processos de luta pela emancipação dos/as explorados/as e oprimidos/as.

Portanto, este é um livro de Filosofia Política, contudo, foi escrito com as preocupações didáticas, lógicas e políticas para ser acessível a todos e todas que estejam dispostos a entender que é o totalitarismo enquanto ideologia e as suas implicações no nosso dia-a-dia e na luta pela construção de outra sociedade.

Carlos nesta fala apresentará apresentará os principais argumentos do livro contra a falsa simetria entre o nazismo e o socialismo.

Tod@s convidad@s! 11/5, 11hs, CFCH/UFPE. Sala 1. 15 andar.

Para quem estiver fora do Recife, favor pedir o link no DM.
@ruptura.editorial

Registros:

 

 
 

Data da última modificação: 12/05/2023, 10:02