O Programa O Programa

O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENFERMAGEM) do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Pernambuco tem a finalidade de desenvolver e aprofundar a formação de profissionais adquirida nos cursos de graduação, nas diferentes áreas das Ciências da Enfermagem, admitindo-se o caráter interdisciplinar ou multidisciplinar, visando à melhoria de sua prática profissional tornando-os um diferencial no processo de cuidar centrado na investigação científica.

A área de concentração do Curso de Mestrado e Doutorado denomina-se Enfermagem e Educação em Saúde, base imprescindível no processo de cuidar, no enfrentamento aos agravos à saúde e na participação do individuo, da família e comunidade nesse processo.

 Este alicerce teórico-prático da enfermagem alavanca o processo ensino-aprendizagem no sentido de proporcionar mudança de comportamentos para que o indivíduo, a família e comunidade possam viver dentro de padrões epidemiológicos controlados.

Assim sendo, o aluno movido pelas suas potencialidades cognitivas, afetivas e psicomotoras, articulará o saber científico, ao saber-ser e ao saber-fazer, para desenvolver o entrelaçamento da transformação do processo de cuidar, com a produção do conhecimento científico. Tudo isto, ancorado nos postulados da enfermagem e educação em saúde. Esta perspectiva estará beneficiando, ao mesmo tempo, o serviço de saúde, o ensino, a extensão e a pesquisa.

Todos os atores deste programa estarão envolvidos em transformar a qualidade da assistência à saúde e educação, sendo capazes de construir pontes, exercitar a partilha do conhecimento, estabelecer consensos reflexivos, por meio de competências técnicas, políticas, éticas, teóricas e metodológicas, embasados em objetivos pedagógicos. Portanto, estas estratégias, contribuirão na implementação de processos de organização, articulação, integração e reflexão na ação, o que permitirá a apropriação da essência deste Programa, proporcionando uma aprendizagem coletiva responsável, sendo concretizados pelos resultados das pesquisas.

O planejamento da produção científica está organizado em dez projetos de pesquisa, articulado e coerente entre si nos domínios específicos do conhecimento em Enfermagem e Educação em Saúde, a saber: Atenção à saúde na estratégia do programa da Saúde da família; Atenção à Saúde no Contexto da Comunidade centrada na Educação em Saúde; Educação na prevenção de agravos à saúde do adulto; Educação nutricional, a saúde do idoso e do cuidador; Educação, saúde e epidemiologia; Estudos diagnósticos e intervenções de Enfermagem em Educação e Saúde; Saúde auditiva: prevenção, diagnóstico e intervenção; Saúde da Criança e do adolescente no contexto familiar; Saúde da Mulher no Contexto da Família; e Saúde do idoso e prevenção de agravos.