Corpo Docente Corpo Docente

Linha 1: Educação, Estado e Diversidade

  • Allene Carvalho Lage (Permanente)

Pós-doutora em Educação pela UFRGS, 2012. Doutora em Sociologia pela Universidade de Coimbra, Portugal, 2006. Orienta pesquisas sobre as experiências do saber-fazer educativo e processos identitários no âmbito de lutas emancipatórias dos movimentos sociais, da educação popular, da educação do campo e de outras temáticas relativas à diversidade sexual e cultural, tais como relações de gênero, sexualidades e étnico-racial, e as relacionadas às questões epistemológicas referentes à produção do conhecimento, tendo como referência pensamento crítico da América Latina, especialmente o dos Estudos Pós-coloniais.
Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709306U7

  • Anna Luiza Martins de Oliveira (Permanente)

Doutora em Educação e Mestre em Psicologia pela UFPE. Orienta pesquisas sobre currículo, subjetividades contemporâneas, cultura e diferença. Tem especial interesse em estudos sobre gênero, diversidade sexual, linguagem audiovisual e educação inclusiva a partir da teoria pós-estruturalista do discurso e dos estudos culturais.

Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767621J0

  • Everaldo Fernandes da Silva (Permanente)

Graduado em Teologia pelo Instituto de Teologia do Recife (1985); Mestrado em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (1988); Graduado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru(2008) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2011). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Pernambuco no Centro Acadêmico do Agreste e membro do Conselho Editorial da Revista Interfaces de Saberes(FAFICA). Tem experiência na área de Teologia, Filosofia, Ciências da Religião e Educação Popular, Fundamentos da Educação e atua ainda em grupos comunitários e interreligiosos.

Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4556795H8

  • Gustavo Gilson Sousa de Oliveira (Permanente)

Doutor e Mestre em Sociologia pela UFPE (2009 e 2001). Orienta pesquisas nas áreas de Teoria e Sociologia da Educação e do Currículo, com ênfase nos estudos sobre Educação e Subjetividades Contemporâneas, Movimentos Sociais, Identidades e Movimentos Religiosos, Novas Tecnologias da Informação, Pós-estruturalismo e Teoria do Discurso.

Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767578E6

  • Jamerson Antonio de Almeida da Silva (Permanente)

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia, Brasil, 2005. Orienta pesquisas sobre política educacional e gestão da educação com ênfase nas novas estratégias de promoção da educação integral no Brasil; políticas educacionais com foco na juventude; políticas públicas de educação em âmbitos não-escolares, lazer, esporte e animação sociocultural.

Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707022H4

  • Janete Maria Lins de Azevedo (Colaboradora)

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas, Brasil, 1994. Orienta pesquisas sobre o ensino fundamental, o poder local e a municipalização da educação; financiamento, gestão e avaliação da política educacional e suas repercussões na escola.

Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783411A8

  • Katharine Ninive Pinto Silva (Permanente)

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2005). Orienta pesquisas sobre política educacional e gestão da educação com ênfase nos estudos sobre intensificação e precarização do trabalho docente no Brasil.
Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=P946320

  • Kátia Silva Cunha (Permanente)

Doutora e Mestre em Educação pela UFPE. Orienta pesquisas sobre Política Educacional com ênfase na avaliação da política e impactos sobre a formação docente, trabalho e saber docente e estudos na Teoria do Discurso.

Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4730855H2

  • Mário de Faria Carvalho (Permanente)

Doutor em Sciences Sociales - Université de Paris 5, 2008. Diploma de Estudos Aprofundados em Ciências Sociais - Université de Caen, Basse Normandie (DEA), 2001. Orienta pesquisas sobre Interculturalidades e Educação. Interessa-se por pesquisas que reflitam o pensamento educacional em suas intersecções com as Artes, Cultura Popular, Estética, barroco, Pós-Modernidade, Estudos Pós-Estruturalistas, Teoria maffesoliniana e do Imaginário.

Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773740J2

  • Sandro Guimarães de Salles (Permanente)

Professor Adjunto da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE/CAA). Doutor em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia da mesma instituição. Mestre em Ciências Sociais/Antropologia, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Coordena o Laboratório de Estudos Antropológicos (UFPE/CAA). Coordenou o curso de formação de professores na temática das Culturas e Histórias dos Povos Indígenas (MEC/UFPE). É coordenador do projeto "A Inclusão da Temática das Culturas e Histórias dos Povos Indígenas na Escola: os impactos, os alcances e as principais dificuldades na implementação da Lei 11.645/2008 nas escolas do Agreste de Pernambuco". Membro do Núcleo Docente Estruturante da Licenciatura Intercultural Indígena (UFPE/CAA). Tem realizado pesquisas e publicações nas seguintes áreas: Povos indígenas no Nordeste, Educação Escolar Indígena, Antropologia da Educação, Patrimônio Cultural, Etnomusicologia e Antropologia da Religião.

Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4770525Z5

  • Saulo Ferreira Feitosa (Permanente)

Especialista em Bioética e mestre em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (UnB), mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Doutor em Bioética pela Universidade de Brasília. Estudou Odontologia na Universidade Federal de Alagoas e Teologia no Instituto Teológico do Recife - PE. Possui Licenciatura Plena em História pela Fundação de Ensino Superior de Olinda. Atualmente é professor do Curso de Medicina e do Curso de Licenciatura Intercultural indígena da Universidade Federal de Pernambuco, no Centro Acadêmico do Agreste. Professor do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Bioética da Cátedra UNESCO de Bioética da Universidade de Brasília desde 2007. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos da UFPE. Membro da Sociedade Brasileira de Bioética. Membro-Titular da Comissão Nacional de Política Indigenista do Ministério da Justiça no período 2007 - 2016. Membro-Titular da Comissão Brasileira de Justiça e Paz da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) no período de 2007 - 2013. Membro do Conselho Indigenista Missionário entre 1984 e 2014, desenvolveu atividades na área de formação e assessoria às comunidades e lideranças indígenas em várias regiões do Brasil.

Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4210819Z1

 

Linha 2: Formação de Professores e Processos de Ensino e Aprendizagem

  • Alexsandro da Silva (Permanente)

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Orienta estudos sobre o ensino e a aprendizagem de língua portuguesa (leitura, escrita e análise linguística), principalmente na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental e da EJA, com ênfase em temas como conhecimentos dos aprendizes, saberes e práticas dos professores, propostas curriculares e recursos didáticos.

Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4779739Y7

  • Anna Rita Sartore (Permanente)

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Orienta pesquisas sobre Tecnologias Educativas, Ciências Naturais e Formação Docente com temas que envolvam Tecnologias no ensino e Infoinclusão. Pesquisa também as novas subjetividades e o estatuto do ensino na contemporaneidade por viés psicanalítico.

Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4711395A9

  • Artur Gomes de Morais (Colaborador)

Doutor em Psicologia pela Universidade de Barcelona, Espanha, 1996. Orienta pesquisas sobre concepções dos docentes a respeito do ensino e da avaliação em diferentes eixos da área curricular de língua portuguesa; conhecimentos dos aprendizes sobre os objetos de conhecimento vinculados à língua escrita; didatização da língua materna em propostas curriculares e materiais didáticos.

Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783350J0

  • Carla Patrícia Acioli Lins Guaraná (Permanente)

Possui graduação em Psicologia pela Faculdade Frassinette do Recife(1991), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2000) e Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2011). Atualmente é professora Adjunto da Universidade Federal de Pernambuco - Campus do Agreste / Núcleo de Formação Docente e Coordenadora de Processos Pedagógicos do PIBID/ UFPE - CAPES. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores e profissionalização docente.
Currículo Lattes:  http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708444A1

  • Conceição Gislâne Nóbrega Lima de Salles (Permanente)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Orienta pesquisas na área de Educação, com ênfase nos estudos da infância, na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Interessa-se ainda pelos seguintes temas: teorias da educação e suas implicações educativas; ensino de filosofia com crianças; prática filosófica no ensino médio; cultura do pensar na escola; didática e formação de professores na educação básica.

Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4795295U2

  • Fábio Marques de Souza (Permanente)

Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Formação de Professores (PPGFP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), na linha de pesquisa "Linguagens, Culturas e Formação Docente" e do Programa de Pós-graduação em Educação Contemporânea (PPGEduC) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na linha de pesquisa "Formação de professores e processos de ensino e aprendizagem". Professor efetivo do curso de Letras-Espanhol, na UEPB, desde 2011. Cursou estágio de pós-doutorado (bolsista PNPD CAPES-MEC) no PPGEduC da UFPE com pesquisa a respeito da mediação, com o apoio das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, do complexo processo de ensino-aprendizagem de português e espanhol como línguas estrangeiras/adicionais no contexto da integração latino-americana. Mestre e Doutor em Educação, tendo como foco de investigação o ensino-aprendizagem de Espanhol-Língua Estrangeira/Adicional e a formação de professores para este idioma, obtidos, respectivamente, pela UNESP/Marília (2009) e pela Faculdade de Educação da USP (2014). Licenciado em Letras (UNESP/Assis - 2006) e em Pedagogia (UNINOVE - 2014). Líder do grupo de pesquisa TECLIN, Tecnologias, Culturas e Linguagens (UEPB) e membro dos grupos de pesquisa Literatura e Imprensa (UFMA), Formação de Professores de Línguas Estrangeiras (UEPB), Estudos Bakhtinianos (UNESP), cadastrados no DGP do CNPq. Tem experiência na educação básica e no ensino superior (no âmbito público e privado) e na autoria de materiais didáticos de Português e Espanhol como línguas adicionais. Atua em educação e estudos da linguagem.
Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4755260A7

  • Iranete Maria da Silva Lima (Colaboradora)

Doutora em Matemática e Informática pela Université Joseph Fourier e pós-doutora em Didática da Matemática pelo Institut Français de l'Éducation - École Normale Supérieure de Lyon. Orienta pesquisas na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática e/ou Educação do Campo. Pesquisa sobre a formação de professores nestes domínios e sobre concepções que são mobilizadas por professores e alunos da educação básica acerca de noções matemáticas ensinadas/estudadas nesta etapa da escolarização.

Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4708056T9

  • Janssen Felipe da Silva (Colaborador)

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Orienta pesquisas na área de Educação, com ênfase em Formação de Professor; Avaliação Educacional; Educação do Campo e Currículo nas Perspectivas dos Estudos Pós-coloniais Latino-Americanos e da Teoria da Complexidade.

Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4708955D9

  • Lucinalva Andrade Ataide de Almeida (Permanente)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Orienta estudos sobre políticas curriculares, currículo e formação de professores, com ênfase na Educação Básica e no curso de Pedagogia.

Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4708710Y6

  • Marcelo Henrique Gonçalves de Miranda (Permanente)

Possui graduação Licenciatura em História pela Universidade Católica de Pernambuco (1993); Mestrado em Sociologia (2003) e Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) (2013). Atualmente, é Professor Adjunto na Universidade Federal de Pernambuco, no Núcleo de Formação Docente/CAA. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos (PPGDH/UFPE) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea (PPGEDUC/UFPE). É líder do grupo de pesquisa do CNPq: Processos de Subjetivação, Educação, Gênero e Sexualidades e vice-líder do grupo de pesquisa: Diversiones - Direitos Humanos, Poder e Cultura em Gênero e Sexualidade ambos os grupos da - UFPE; é integrante dos grupos de pesquisa: Religiosidades, Educação, Memórias e Sexualidades - UFPE e do grupo Laboratório de Estudos Antropológicos - UFPE. Tem experiência no campo da Educação e Sociologia com ênfase nas discussões sobre inclusão e exclusão social, interculturalismo e diferença, atuando principalmente nas temáticas que envolvem Educação, Políticas Educacionais, Gênero, Sexualidades e Direitos Humanos. Coordenador de área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência para a Diversidade (PIBID) com os povos indígenas e é coordenador do Grupo de Trabalho 11 - Gênero, Homens e Masculinidades, da REDOR (Rede Feminista Norte e Nordeste de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher e Relações de Gênero).

Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4779587J7

  • Maria Joselma do Nascimento Franco (Permanente)

Doutora em educação pela Universidade de São Paulo (2005). Mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (1998) graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia de Caruaru (1988), graduada em História pela Faculdade de Formação de Professores de Belo Jardim (1988), Atualmente é professora adjunto 2 na Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, membro pela UFPE do Comitê Pernambucano de Educação do Campo (suplência). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em práticas escolares, pesquisa e prática pedagógica e educação do campo, atuando principalmente nos seguintes temas: Pesquisa e Prática Pedagógica, Didática, Formação de Professores, Educação do Campo e Escolas Multisseriadas.

Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4731073H4