O Programa O Programa

Programa Conceito Capes 5

O Programa de Pós-Graduação em Estatística da UFPE tem atraído alunos de outras áreas do conhecimento interessados nas potencialidades dos métodos estatísticos. O objetivo do Programa é fornecer uma sólida formação teórica de métodos estatísticos através de disciplinas regulares, seminários patrocinados e de outras atividades acadêmicas, bem como tornar os alunos envolvidos em aplicações da Estatística a diversos setores da atividade humana.

O Programa de Pós-graduação em Estatística conta com diversos pesquisadores atuando em várias áreas e linhas de pesquisa.

O CNPq e a CAPES oferecem bolsas de mestrado e doutorado em número limitado, que são concedidas somente aos alunos admitidos no Programa em regime de tempo integral.

 

Doutorado

O doutorado em Estatística da UFPE foi aprovado pela CAPES em julho de 2006 e iniciou suas atividades em março de 2007. O curso já conta com teses defendidas.

O aluno regularmente matriculado no curso de doutorado em Estatística deverá cursar no mínimo sete disciplinas nos quatro primeiros semestres. O prazo de conclusão das disciplinas pode ser prorrogado por seis meses no máximo, a critério do colegiado de pós-graduação. Três disciplinas são obrigatórias, a saber:

  • PGE998 - Probabilidade Avançada I;
  • PGE999 - Estatística Matemática; e
  • PGE952 - Seminários de Pós-Graduação.

As demais disciplinas são eletivas. O total de disciplinas cursadas deve somar 35 créditos ou mais.

O aluno será submetido a um exame de qualificação oral, que versará sobre seu trabalho de tese. A banca examinadora será composta de três professores credenciados no programa ou indicados pelo Colegiado. A banca examinadora decidirá pela aprovação ou reprovação do aluno.

Cumpridas todas as etapas descritas acima, o aluno deverá então elaborar e defender com sucesso uma tese de conteúdo original.

O tempo máximo esperado de conclusão do doutorado é 48 meses.

 

Mestrado

O mestrado em Estatística da UFPE foi criado em 1995 e reconhecido pela CAPES em 1996 e tem mais de 100 dissertações defendidas.

O aluno regularmente matriculado no Mestrado em Estatística deverá cursar no mínimo sete disciplinas, sendo quatro disciplinas de teor obrigatório:

  • PGE950 - Probabilidade;
  • PGE951 - Inferência Estatística;
  • PGE952 - Seminários de Pós-graduação; e
  • PGE954 - Métodos Estatísticos Computacionais.

É exigido que se curse disciplinas equivalentes a 34 créditos. Cumpridas estas etapas, o aluno deverá então elaborar e defender com sucesso uma dissertação.

A duração máxima esperada para o curso é 24 meses para alunos em tempo integral.