O Programa O Programa

O Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal (PPGBV) é vinculado ao Departamento de Botânica do Centro de Biociências da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Iniciou suas atividades em 1992 com o Mestrado em Biologia Vegetal. A implantação do Doutorado se deu em 1998.

O Programa é organizado em duas áreas de concentração e cinco linhas de pesquisa. O objetivo primordial do PPGBV é a formação plena de recursos humanos qualificados nas áreas de Sistemática e Evolução e Ecologia e Conservação, habilitando o profissional formado a desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão.

O PPGBV é um programa com vocação para estudos e formação de recursos humanos focados na ciência da biodiversidade, a qual envolve caracterização (sistemática e taxonomia), ecologia, uso e conservação da biodiversidade vegetal, uma agenda que trata de questões de audiência internacional e de importância estratégica nacional no campo da Ciência & Tecnologia.

Com conceito 6 pela CAPES, o programa já é a principal referência nacional para esta agenda no que se refere a biodiversidade abrigada nos ecossistemas nordestinos, fato comprovado pela publicação de livros e artigos de referência sobre a história natural e conservação destes ambientes, alguns dos quais, inclusive, premiados.