Informes Informes

Voltar

Vice-reitor recebe comitiva japonesa para dialogar sobre ações envolvendo a Rede Pernambucana de Municípios Saudáveis

Nesta terça (5), a comitiva participa do seminário 20 Anos de Municípios Saudáveis no Nordeste do Brasil

Fortalecer a Rede Pernambucana de Municípios Saudáveis, bem como as ações desenvolvidas nela, além de agregar mais municípios. Esses foram alguns dos objetivos do encontro ocorrido na manhã desta segunda-feira (4) envolvendo o vice-reitor Moacyr Araújo e representantes da Juntendo University e TA Networking Corp, respectivamente, Motoyuki Yuasa e Junichi Natsume. O encontro foi realizado no Gabinete do Reitor, no prédio da Reitoria da UFPE.

Fotos: Raiane Andrade

Encontro foi realizado no Gabinete do Reitor

Um dos pontos abordados no encontro foi o projeto Longevidade Saudável e Sustentável, a ser desenvolvido dentro das ações realizadas pela Rede de Municípios Saudáveis. “Essa iniciativa é muito pertinente, e tem um alinhamento grande com as estratégias de desenvolvimento institucional da Universidade Federal de Pernambuco. No que depender de nós, podem ter certeza que apoiaremos e incentivar”, reforçou o vice-reitor.

“É muito gratificante verificar que, depois de 20 anos de projeto [Municípios Saudáveis], nosso trabalho resultou em 30 municípios ativos nessa iniciativa. Além do Brasil, ele também se expandiu para outros países da América Latina e da África”, avaliou Motoyuki Yuasa, professor do Departamento de Pesquisa em Saúde Global da Juntendo University, do Japão. “Estamos escrevendo uma nova proposta justamente para que esse projeto dê o passo seguinte”, completou Yuasa.

Na conversa, foi debatida proposta de ampliar ações desenvolvidas nos municípios

A reunião desta manhã contou ainda com a participação de representantes do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Departamento de Ciências Farmacêuticas (DCFAR), Departamento de Fisiologia e Farmacologia (DFF), Diretoria de Relações Internacionais (DRI) e do Núcleo de Saúde Pública e Desenvolvimento Social (Nusp) da UFPE. Teve ainda a presença de membros da Fiocruz Pernambuco, Associação Nordestina de Ex-Bolsistas e Estagiários no Japão (Anbej) e da comunidade quilombola de Angico, situada no município pernambucano de Bom Conselho.

MUNICÍPIOS SAUDÁVEIS – O Campus Recife da UFPE recebe, nesta terça-feira (5), o XVIII Encontro da Rede Pernambucana de Municípios Saudáveis e o seminário 20 Anos de Municípios Saudáveis no Nordeste do Brasil, Cooperação Brasil-Japão para Melhoria da Qualidade de Vida e Desenvolvimento Sustentável. O evento ocorre no horário das 8h às 17h, no auditório do Centro de Ciências Médicas (CCM), com a participação dos integrantes da missão japonesa Motoyuki Yuasa e Junichi Natsume. O encontro é uma realização da UFPE e do Nusp, com apoio da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) e da Associação Nordestina de Ex-Bolsistas e Estagiários no Japão (Anbej).

Data da última modificação: 04/09/2023, 15:46

Contatos Contatos

Núcleo de Saúde Pública e Desenvolvimento Social
Fone: (81) 2126-8549/8553

Localização Localização