Voltar

Departamento de Música oferece cursos de extensão em Teoria Musical e Práticas Polifônicas

As inscrições ocorrem entre entre 07 e 19 de março, e as aulas iniciam em 21/03

O Departamento de Música oferece dois cursos de extensão destinados a estudantes, professores e profissionais que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre os princípios básicos da Música. As incrições são gratuitas, e serão realizadas exclusivamente pelo site www.ufpe.br/musica, no período de 07 a 19 de março de 2019.

As aulas serão ministradas pelo Prof. Dr. Sérgio Dias, às quintas-feiras, na sala 15 do Centro de Convenções da UFPE - Cecon. Ambos os cursos terão início em 21/03 e término em 04/07/2019.

 

CURSO CRÍTICO E REVISIONAL DE TEORIA MUSICAL

Vagas: 20

Horário: 15h às 17h

 

Propõe-se uma releitura crítica - ponto a ponto - das principais publicações sobre a chamada teoria elementar da música utilizadas nos principais ambientes de formação básica brasileiros, nomeadamente aqueles pernambucanos. São fundamentalmente duas as obras propostas para este fim - sobretudo devido a sua fácil obtenção no mercado e à unanimidade quase absoluta de sua utilização em território nacional: Maria Luiza de Mattos Prioli - Princípios Básicos da Música para a Juventude e Buhomil Med - Teoria da Música.


 

CURSO DE TEORIA E PRÁTICAS POLIFÔNICAS - CONTRAPONTO IMITATIVO [Módulo 2]

Vagas: 10

Horário: 13h às 15h

O curso será edificado a partir de três pilares básicos (e doutrinariamente considerados clássicos) do ensino das técnicas polifônicas: 1 - o estudo do modalismo; das preliminares formas de aglomerações intervalares experimentadas pelo homem (organum, conductus, gymel, etc.); da evolução dos conceitos de consonância e dissonância; e das principais preocupações com as relações entre os textos literários e os musicais (prosódia). 2 - a tonalidade e as principais formas musicais dela decorrentes; as espécies do contraponto como organização didática de seu ensino e manipulação; a escrita musical enquanto substância estética; e as diversas correntes tratadísticas. 3 - o contraponto imitativo como argumento basilar das principais estruturas musicais desde o renascimento tardio até a modernidade: o cânon, as propostas polifônicas enigmáticas e as estruturas simples e/ou mais complexas para a construção da fuga.

 

Inscreva-se!

 

Coordenação:

Prof. Dr. Sérgio Dias

Data da última modificação: 07/03/2019, 22:15