Programa de Pós-Graduação em Saúde da Comunicação Humana (PPGSCH)
About us
The main objective of the Graduate Program in Human Communication Healthcare (PPGSCH) is to offer quality training, promoting scientific research that contributes to the construction and consolidation of knowledge in the field of human communication under the Phonoaudiology aproach. The Program is committed to stimulate the development of this science and profession in the Northeast region, considering the interdisciplinarity of its object of study, fomenting research directed to the human communication, in its aspects of development, functional, social determinants and interventions, in the different areas of Phonoaudiology, encouraging the presentation of solutions for the problems that affect the society.
The Program has one Program of Study: Phonoaudiology; and is based on two research areas: “Hearing and Language: Development, Diagnosis and Speech Therapy” and “Orofacial Motricity, Voice and Related Functions: Development, Diagnosis and Speech Therapy”.
Both areas study human communication through the comprehension of the processes involved in development, evaluation, diagnosis and intervention, addressing the different life cycles, from studies of normality, clinical-therapeutic in phonoaudiological changes, and interventions at individual and collective levels.
Specifically, the Program intends to: develop didactic-pedagogical skills, with the purpose of preparing the students for Higher Education teaching practice; promote a formation directed to the qualification for scientific research, in order to guarantee conceptual, theoretical and methodological bases, as well as the critical analysis in relation to the process of construction of the scientific knowledge; foster the participation of the students in different contexts of scientific knowledge dissemination regarding the knowledge built in their subject area.
The existence of a Master’s degree program in Human Communication Healthcare at UFPE (Federal University of Pernambuco) is a milestone both in terms of opportunities for academic training, with professional insertion in the research area, and in terms of increasing scientific knowledge, with the opportunity for development and innovation of scientific methods, based on the reality in which it is inserted and the proposed interdisciplinarity.
Disciplinas
Disciplinas
DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS – Créditos 20 DISCIPLINA: METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR CÓDIGO: SCH901 CARGA HORARIA: 45 CREDITO: 03 DOCENTE RESPONSÁVEL: Adriana de Oliveira Camargo Gomes EMENTA: Estudo dos saberes, da identidade e da práxis docente dentro do contexto universitário. Análise da didática e do uso da tecnologia nas realidades educativas: recursos materiais e ambientes de ensino-aprendizagem. Desenvolvimento das habilidades em docência. Estrutura e funcionamento do ensino superior. DISCIPLINA: SAÚDE DA COMUNICAÇÃO HUMANA CÓDIGO: SCH903 CARGA HORARIA: 45 CREDITO: 03 DOCENTE RESPONSÁVEL: Denise Costa Menezes EMENTA: Concepções teórico-metodológicas sobre o desenvolvimento da comunicação humana nos diferentes ciclos da vida. DISCIPLINA: METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA CÓDIGO: SCH914 CARGA HORARIA: 60 CREDITO: 04 DOCENTE RESPONSÁVEL: Jonia Alves Lucena EMENTA: Bases epistemológicas e filosóficas da ciência. Princípios e características da ciência. O conhecimento científico. Concepções teórico-metodológicas da investigação científica qualitativa no campo da saúde. A pesquisa qualitativa na Fonoaudiologia: contribuições e desafios. Investigação científica: diferentes etapas, linguagem científica, aspectos éticos, métodos e técnicas. Estrutura do projeto de pesquisa. DISCIPLINA: BIOESTATÍSTICA CÓDIGO: SCH915 CARGA HORARIA: 60 CREDITO: 04 DOCENTE RESPONSÁVEL: Kelli Nogueira Feraz Pereira Althoff EMENTA: Natureza dos métodos estatísticos. Estatística descritiva e inferencial. A estatística como instrumento necessário do método científico na área da saúde. DISCIPLINA: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM COMUNICAÇÃO HUMANA I CÓDIGO: SCH916 CARGA HORARIA: 30 CREDITO: 02 DOCENTE RESPONSÁVEL: Mariana de Carvalho Leal Gouveia EMENTA: Abordagem de requisitos técnicos, lógicos e formais com instrumental para compreensão da relação entre problema de pesquisa e o processo da construção científica que auxiliará no desenvolvimento do projeto de dissertação do mestrando. Explanação de conteúdo que darão base à análise crítica de artigo científico além de conteúdo introdutório à revisão sistemática e à elaboração de protocolo para revisão sistemática. DISCIPLINA: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM COMUNICAÇÃO HUMANA II CÓDIGO: SCH917 CARGA HORARIA: 30 CREDITO: 02 DOCENTE RESPONSÁVEL: Silvana Maria Sobral Griz EMENTA: Discussão teórico-metodológica e técnica para o desenvolvimento das dissertações, com ênfase nos problemas de pesquisa, métodos e aderência às linhas de pesquisa. DISCIPLINA: PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM COMUNICAÇÃO HUMANA CÓDIGO: SCH918 CARGA HORARIA: 30 CREDITO: 02 DOCENTE RESPONSÁVEL: Silvana Maria Sobral Griz EMENTA: Estudo e análise de artigos científicos em Saúde da Comunicação Humana. Desenvolvimento de habilidades de escrita científica para elaboração de artigos científicos. DISCIPLINAS ELETIVAS – Créditos 14 DISCIPLINA: SEMINÁRIOS DA ATUALIZAÇÃO EM VOZ CÓDIGO: SCH 910 CARGA HORARIA: 45 CREDITO: 03 DOCENTE RESPONSÁVEL: Zulina Souza de Lira EMENTA: Novas abordagens e tendências metodológicas em pesquisas na área de voz. DISCIPLINA: SEMINÁRIOS DE ATUALIZAÇÃO EM AUDIOLOGIA CÓDIGO: SCH919 CARGA HORARIA: 30 CREDITO: 02 DOCENTE RESPONSÁVEL: Lilian Ferreira Muniz EMENTA: Novas abordagens e tendências metodológicas em pesquisas na área da Audiologia. DISCIPLINA: SEMINÁRIOS DE ATUALIZAÇÃO EM MOTRICIDADE OROFACIAL CÓDIGO: SCH920 CARGA HORARIA: 60 CREDITO: 04 DOCENTE RESPONSÁVEL: Daniele Andrade da Cunha EMENTA: Seminários apresentados pelos discentes. Convidados externos apresentando grupos de pesquisas em Motricidade orofacial no Brasil. Organização do Seminário em Saúde da Comunicação Humana. DISCIPLINA: SEMINÁRIOS DE ATUALIZAÇÃO EM LINGUAGEM E APRENDIZAGEM CÓDIGO: SCH921 CARGA HORARIA: 60 CREDITO: 04 DOCENTE RESPONSÁVEL: Angelica Galindo Carneiro Rosal EMENTA: Novas abordagens e tendências metodológicas em pesquisas na área de linguagem. Estudos de atualizações sobre os transtornos funcionais de aprendizagem na infância e adolescência, envolvendo avaliação, diagnóstico e terapia. DISCIPLINA: TECNOLOGIA EM MOTRICIDADE OROFACIAL, VOZ E ÁREAS CORRELATAS CÓDIGO: SCH922 CARGA HORARIA: 60 CREDITO: 04 DOCENTE RESPONSÁVEL: Hilton Justino da Silva EMENTA: Conhecimento do uso de tecnologia e me´todos quantitativos no diagno´stico e tratamento fonoaudiolo´gico nas áreas de Motricidade Orofacial, Voz e áreas correlatas DISCIPLINA: TECNOLOGIA E INOVAÇÃO EM LINGUAGEM CÓDIGO: SCH923 CARGA HORARIA: 30 CREDITO: 02 DOCENTE RESPONSÁVEL: Ana Cristina de Albuquerque Montenegro EMENTA: Avanços técnico-científicos em Linguagem, abrangendo a tecnologia como o estudo de estrutura, recursos, estratégias, processos e procedimentos para inovação relacionados à área de linguagem. DISCIPLINA: SEMINÁRIOS DE ATUALIZAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA EDUCACIONAL CÓDIGO: SCH924 CARGA HORARIA: 30 CREDITO: 02 DOCENTE RESPONSÁVEL: Bianca Arruda Manchester de Queiroga EMENTA: Estudos de atualização em Fonoaudiologia Educacional abordando, políticas publicas de educação vigentes, legislações que regulamentam a atuação profissional, avanços nas pesquisas e atuação na área no Brasil e no mundo. DISCIPLINA: BIOTECNOLOGIA APLICADA À AUDIOLOGIA CÓDIGO: SCH925 CARGA HORARIA: 30 CREDITO: 02 DOCENTE RESPONSÁVEL: Karina Paes Advíncula EMENTA: Discussões teóricas sobre Biotecnologia aplicada a Audiologia com foco em pesquisas de base na área da Audiologia e objetivo de construir e estimular o pensamento científico para inovação e desenvolvimento tecnológico DISCIPLINA: POLÍTICAS PÚBLICAS E AVALIAÇÃO DE INTERVENÇÕES EM FONOAUDIOLOGIA CÓDIGO: SCH926 CARGA HORARIA: 45 CREDITO: 03 DOCENTE RESPONSÁVEL: Maria Luiza Lopes Timóteo de Lima EMENTA: Histórico das políticas de saúde no Brasil. Sistema Único de Saúde (SUS): princípios, diretrizes e marcos regulatórios; Inserção da Fonoaudiologia nas Políticas Públicas. Histórico e evolução do campo da avaliação em saúde; Conceitos básicos sobre avaliação em saúde; Tipologias de avaliação; Modelo teórico e lógico da intervenção; Critérios e indicadores de avaliação. DISCIPLINA: SAÚDE DIGITAL EM FONOAUDIOLOGIA CÓDIGO: SCH927 CARGA HORARIA: 30 CREDITO: 02 DOCENTE RESPONSÁVEL: Tatiana de Paula Santana da Silva EMENTA: Conceitos básicos sobre as Tecnologia da Informação e Comunicação em Saúde; Marcos conceituais em Saúde Digital; História da Telessaúde no mundo e no Brasil; Lei de Proteção de Dados; Marcos Legislativos da Telefonoaudiologia; Redes sociais virtuais e tecnologias da informação e da comunicação no sector da saúde; Estratégias, processos, ações, serviços e soluções de saúde digital em Fonoaudiologia. DISCIPLINA: ESTÁGIO EM DOCÊNCIA CÓDIGO: SCH928 CARGA HORARIA: 30 CREDITO: 02 DOCENTE RESPONSÁVEL: Orientador(a) de cada Discente EMENTA: Estágio de docência no Curso de Graduação em Fonoaudiologia e Cursos afins.
- DISCIPLINAS E EMENTAS (Estrutura Curricular 2017/2022) - Aqui
Disciplinas Isoladas | Aluno Especial
Disciplinas Isoladas | Aluno Especial
Os interessados em cursar Disciplinas Eletivas no Programa de Pós-Graduação em Saúde da Comunicação Humana deverão enviar por e-mail ou protocolar na secretaria do programa, uma carta de intenções endereçada à Coordenação do Programa e ao docente responsável pela disciplina, apresentando as razões pelas quais pretende cursar a(s) disciplina(s) (pleitear no máximo 02 (duas) disciplinas por semestre), juntamente com o seu currículo Lattes.
Após o deferimento do pedido, o solicitante deverá anexar cópia dos documentos de identificação: RG, CPF, Título de Eleitor com comprovante de quitação eleitoral e Quitação do Serviço Militar (para os homens), cópia do Curriculum Vitae (modelo lattes), Ficha de inscrição e o pagamento da GRU no valor de R$ 30,00 (trinta reais) por disciplina. Em caso de vínculo com a UFPE entrar em contato com a secretaria do mestrado.
Maiores informações na secretaria do programa através do e-mail: ppgsch@gmail.com ou (81) 2126-8929
RESOLUÇÃO nº 10/2008 CCEPE - UFPE
Art. 31 A critério do Colegiado, conforme Regimento Interno do Programa, alunos graduandos podem cursar disciplinas isoladas, com base no Caput do Art. 50 da Lei 9394/96(lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB). (Redação dada pela Resolução nº11/2014 CCEPE/UFPE, publicada no Boletim Oficial nº 79 Especial de 22/07/2014).
§ 1º O aluno matriculado em disciplinas isoladas no programa poderá cursar até 02 (duas) disciplinas eletivas por semestre sem, por isso, obter vínculo com o Programa de Pós-Graduação da UFPE.
§ 2º Os créditos obtidos em disciplinas isoladas poderão ser computados quando da efetivação da matrícula regular, após aprovação em concurso público de seleção e admissão, obedecido o exposto no § 2º do Art. 24 desta Resolução.
Ficha de Inscrição (AQUI)
Para emissão do boleto bancário, utilize o site www.stn.fazenda.gov.br e siga as seguintes instruções:
- · Guia de Recolhimento da União
- · Clicar em Impressão - GRU, com preenchimento dos seguintes campos:
Unidade Favorecida = Unidade Gestora (UG): 153098
Gestão: 15233
Recolhimento: Código 288322
Número de referência: 15309830331514
Competência e vencimento: não informar Contribuinte (depositante): preencher CPF e nome do aluno em disciplina isolada
Valor Principal: R$ 30,00 (trinta reais)
Valor Total: R$ 30,00 (trinta reais)
- · Clicar em emitir Boleto Bancário
- · Imprimir o Boleto pagar em qualquer agência do Banco do Brasil
Bolsas
Bolsas
CRITÉRIOS PARA CONCESSÃO E MANUTENÇÃO DE BOLSAS DO PPGSCH
Os critérios aqui estabelecidos valem para as quotas cedidas ao Programa: tanto as que vêm diretamente da CAPES, quanto as que são designadas pela PROPG-UFPE (Bolsa Demanda Social). A vigência das quotas é de 12 meses. Durante esse período, a bolsa, mesmo que vigente, pode ser suspensa, cancelada e substituída a qualquer momento a critério do curso.
A posse da quota de bolsa cedida pela PROPG pelo período de doze meses pode ser renovada, mas não garante sua manutenção para o período seguinte.
As quotas cedidas pela CAPES diretamente ao Programa têm a duração de 24 meses. Porém, sua manutenção para um mesmo discente dependerá dos critérios estabelecidos pela Comissão de Bolsas.
A distribuição das bolsas ocorrerá de forma a sempre possibilitar aos alunos novos e alunos antigos concorrerem ao mesmo quantitativo de bolsas. Nos casos em que houver números ímpares de bolsas, o maior quantitativo será para os alunos antigos.
O processo de seleção dos candidatos é da responsabilidade de uma comissão formada pelo Coordenador ou Vice-coordenador do Programa e mais dois docentes. Serão levados em consideração os critérios Normativos da CAPES (Portaria N. 76 de 14 de abril de 2014) e critérios específicos do PPGSCH.
1. REQUISITOS GERAIS PARA CONCESSA~O DE BOLSA (segundo Portaria n. 76, de 14 de abril de 2014, Art. 9º):
Exigir-se-á do pós-graduando, para concessão de bolsa de estudos:
I - dedicação integral a`s atividades do programa de po´s-graduac¸a~o;
II - quando possuir vínculo empregatício, estar liberado das atividades profissionais e sem percepção de vencimentos;
III - comprovar desempenho acadêmico satisfatório;
IV - não possuir qualquer relação de trabalho com a instituição promotora do programa de Po´s-Graduac¸a~o;
V - realizar estágio de docência de acordo com o estabelecido no Art. 18, da Portaria N. 76, de 14 e abril de 2014;
VI - não ser aluno em programa de residência médica;
VII - quando servidor público, somente os estáveis poderão ser beneficiados com bolsas de mestrado, conforme disposto no art. 318 da Lei 11.907, de 02 de fevereiro de 2009;
VIII - os servidores públicos beneficiados com bolsas de mestrado deverão permanecer no exercício de suas funções, após o seu retorno, por um período igual ao de afastamento concedido (§ 4o, Art. 96-A, acrescido pelo Art. 318 da Lei no 11.907, de 02 de fevereiro de 2009 que deu nova redação a` Lei 8.112, de 11 de dezembro de 1990);
IX - ser classificado no processo seletivo do PPGSCH da UFPE;
X - fixar residência na cidade onde realiza o curso;
XI - não acumular a percepção da bolsa com qualquer modalidade de auxílio ou bolsa de outro programa da CAPES, de outra agência de fomento pública, nacional ou internacional, ou empresa pública ou privada, excetuando-se:
a) poderá ser admitido como bolsista de mestrado, o po´s-graduando que perceba remuneração bruta inferior ao valor da bolsa da respectiva modalidade, decorrente de vínculo funcional com a rede pública de ensino básico ou na área de saúde coletiva, desde que liberado integralmente da atividade profissional e, nesse último caso, esteja cursando a po´s-graduac¸a~o na respectiva área;
b) os bolsistas da CAPES, matriculados no PPGSCH, selecionados para atuarem como professores substitutos nas instituições públicas de ensino superior, com a devida anuência do seu orientador e autorização da Comissão de Bolsas CAPES/DS do programa de po´s-graduac¸a~o, terão preservadas as bolsas de estudo. No entanto, aqueles que ja´ se encontram atuando como professores substitutos não poderão ser contemplados com bolsas do Programa de Demanda Social;
c) conforme estabelecido pela Portaria Conjunta No. 1 Capes/CNPq, de 12/12/2007, os bolsistas CAPES, matriculados no PPGSCH, poderão receber bolsa da Universidade Aberta do Brasil - UAB, quando atuarem como tutores. Em relação aos demais agentes da UAB, não será´ permitido o acúmulo dessas bolsas.
Parágrafo único. A inobservância pela PPGSCH dos requisitos deste artigo acarretara´ a imediata interrupção dos repasses e a restituição a` CAPES dos recursos aplicados irregularmente, bem como a retirada da bolsa utilizada indevidamente.
2. DURAC¸A~O DAS BOLSAS
Art. 10. A bolsa será´ concedida pelo prazo máximo de doze meses, podendo ser renovada anualmente, até o prazo máximo de 24 (vinte e quatro) meses para o mestrado, se atendidas as seguintes condições:
I - recomendação da Comissão de Bolsas CAPES/DS, sustentada na avaliação do desempenho acadêmico do pós-graduando;
II - continuidade das condições pessoais do bolsista, que possibilitaram a concessão anterior;
§ 1º Na apuração do limite de duração das bolsas, considerar-se-ão também as parcelas recebidas anteriormente pelo bolsista, advindas de outro programa de bolsas da CAPES e demais agências para o mesmo nível de curso, assim como o período do estágio no exterior subsidiado por qualquer agência ou organismo nacional ou estrangeiro;
§ 2º Os limites fixados neste artigo são improrrogáveis. Sua extrapolação será causa para a redução do número de bolsas do programa, na proporção das infrações apuradas pela CAPES, sem prejuízo da repetição do indébito e demais medidas cabíveis.
§ 3º Antes da atribuição de bolsa de mestrado a um discente, cabe a` Comissão de Bolsas CAPES/DS observar o disposto no Art. 18 deste Regulamento. Apenas discentes com tempo suficiente para a realização do estágio docente deverão ser apoiados com bolsas CAPES.
3. SUSPENSA~O DE BOLSA
Art. 11. O período máximo de suspensão da bolsa, devidamente justificado, ocorrerá nos seguintes casos:
I - de ate´ seis (6) meses, no caso de doença grave que impeça o bolsista de participar das atividades do curso ou para parto e aleitamento;
§ 1º A suspensão pelos motivos previstos no inciso I deste artigo não será computada para efeito de duração da bolsa.
§ 2º E´ vedada a substituição de bolsista durante a suspensão da bolsa.
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
ALUNOS NOVOS | 10 |
CLASSIFICAÇÃO obtida no processo seletivo e cumprimento aos critérios do Art. 9 da Portaria n. 76, de 14 de abril de 2010, da CAPES | 10 |
ALUNOS ANTIGOS | PESO |
A) Avaliação de mérito acadêmico (apenas para alunos com A e B sem reprovação) | 10 |
1. Nota da Avaliação do Orientador (até 2 pontos) | 2 |
2. Nota do Desempenho Acadêmico Somente conceito A (3 pontos) Conceitos A e B, de acordo com o quantitativo de conceito (até 2 pontos) | 3 |
3. Cumprimento dos Prazos estabelecidos pelo programa (até 2 pontos) | 2 |
4. Produção Científica no período do curso de Mestrado Artigo Científico - Total de pontos dos artigos a partir do ingresso na PPGSCH (de acordo com o Qualis Capes para área 21) Capítulo de Livro (30 pontos) Anais de Congresso (10 pontos) | 3 |
B) Avaliação de Condições Pessoais | 10 |
1. Rendimento Não tem rendimento (5 pontos) Rendimento ate´ o valor da bolsa (4 pontos) | 5 |
2. Mudança para Região Metropolitana do Recife para realização do curso de PG (5 pontos) | 5 |
Nota Final = A + B/2
PS. Para o item A.4 (Produção Científica), o cálculo será feito com base na maior pontuação, estabelecendo-se uma regra de três para as demais notas.
Aprovada na 3ª Reunião do Colegiado do PPGSCH de 06 de abril de 2017.
Membros da Comissão:
Profa. Dra. Adriana de Oliveira Camargo Gomes
Profa. Dra. Ana Augusta de Andrade Cordeiro
Profa. Dra. Silvana Maria Sobral Griz
Membros suplentes:
Prof. Dr. Hilton Justino da Silva
Profa. Dra. Maria das Graças Wanderley de Sales Coriolano
Critérios para Concessão e Manutenção de Bolsas - PPGSCH - pdf
Termo de Compromisso do Bolsista - PPGSCH - Word ou pdf
Bolsas de Mestrado e Doutorado PROPG
Seleção
Seleção
A Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Comunicação Humana do Centro de Ciências da Saúde, torna público o presente Edital COMPLEMENTAR de Seleção de Mestrado, no Boletim Oficial da UFPE nº 212/2023, e Edital de Seleção de Doutorado, no Boletim Oficial da UFPE nº 221/2023, disponível no endereço eletrônico: www.ufpe.br/propg
As normas do Processo Seletivo para Admissão – Ano Letivo 2024, aos candidatos ao corpo discente do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Comunicação Humana do Centro de Ciências da Saúde, Curso de Mestrado estão detalhadas no edital de seleção e as inscrições serão realizadas de 02 a 19 de Janeiro de 2024, através do link:
https://sigaa.ufpe.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf?nivel=S&aba=p-stricto
CRONOGRAMA DO EDITAL COMPLEMENTAR DE SELEÇÃO DE MESTRADO E SELEÇÃO DE DOUTORADO - TURMA 2024
ETAPAS DA SELEÇÃO AO MESTRADO | DATAS | HORÁRIOS | QUEM REALIZA A ETAPA |
Inscrições On-Line | 02 a 19/01/2024 | Até às 22h do dia 19/01/2024 | Candidato(a) |
Comunicação sobre solicitação de dispensa da taxa de inscrição | Até 17/01/2024 |
| PPGSCH |
Etapa – Homologação das Inscrições | 22 e 23/01/2024 |
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Divulgação do Resultado da Homologação das Inscrições | 24/01/2024 | Até às 16 horas | PPGSCH |
Prazo recursal da Homologação das Inscrições | 25 e 26/01/2024 | Até 17h via SIGAA | Candidato(a) |
Divulgação do resultado da Etapa – Homologação das Inscrições após análise de recurso(s) | 26/01/2024 | Até 17h | PPGSCH |
Etapa 1 – Prova de Idioma (Inglês) – Eliminatória | 29 e 30/01/2024 | Realização DRI/UFPE | DRI/UFPE |
Resultado da Etapa 1 | 30/01/2024 | Até às 17 horas | PPGSCH |
Prazo Recursal da Etapa 1 | 31/01 e 01/02/2024 | Até 17h via SIGAA | Candidato(a) |
Divulgação do resultado da Etapa 1 - após análise de recurso(s) | 01/02/2024 | Até 17h | PPGSCH |
Etapa 2 – Classificatória A. Avaliação de Currículo Lattes; B. Avaliação Escrita do Anteprojeto de Pesquisa e Defesa do Anteprojeto de Pesquisa | 05 a 07/02/2024 | A definir via plataforma online | PPG/Comissão e Candidato(a) |
Resultados da Etapa 2 A e B | 07/02/2024 | A partir das 17 horas | PPGSCH |
Prazo Recursal da Etapa 2 A e B | 08 e 09/02/2024 | Até 17h via SIGAA | Candidato(a) |
Divulgação do resultado da Etapa 2 - após análise de recurso(s) | 09/02/2024 | Até 17h | PPGSCH |
Envio à PROPG da Lista de Candidatos(as) Autodeclarados(as) Negros(as) - pretos(as) e pardos(as) - Aprovados(as) | Até 09/02/2024 | Até 17h | PPGSCH |
Período para envio de material para avaliação da veracidade da autodeclaração para candidatos autodeclarados negros (pretos e pardos) | 15 e 16/02/2024 | Até as 12h do dia 16/02/2024 | Candidato(a) autodecladado(a) negro(a) |
Comissão de Heteroidentificação para candidatos autodeclarados negros (pretos e pardos) | 19/02/2024 | Até as 17h
| Comissão de Heteroidentificação da UFPE |
Resultado da Comissão de Heteroidentificação | 20/02/2024 | A partir das 17 horas | PPG/Comissão |
Prazo recursal para comissão Heteroidentificação | Até 21/02/2024 | Até 17h via SIGAA | Candidato(a) autodecladado(a) negro(a) |
Realização da Comissão Recursal de Heteroidentificação para candidatos autodeclarados negros (pretos e pardos) | Até 22/02/2024 | Até 17h00 | Comissão de Heteroidentificação da UFPE |
Resultado dos recursos à Comissão de Heteroidentificação | 23/02/2024 | A partir das 17 horas | PPGSCH |
Resultado Final | 26/02/2024 | A partir das 17 horas | PPGSCH |
Prazo Recursal do Resultado Final | Até 28/02/2024 | Até 17h via SIGAA | Candidato(a) |
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Matrícula | Março/2024 | Calendário de Matricula no SIGAA | Candidato(a) |
Início das Aulas | Março/2024 | Conforme definido pelo Programa, após a matrícula. | - |
Acesse o Edital Complementar de Seleção do MESTRADO - Aqui
Acesse o Edital de Seleção do DOUTORADO - Aqui
Homologação das Inscrições (24/01/2024) - Mestrado / Doutorado
Recurso Inscrição Seleção Mestrado (26/01/2024) - Aqui
Resultado da Prova de Idioma - DRI (30/01/2024) - Mestrado / Doutorado
Gabarito da Prova de Idioma - DRI (31/01/2024) - Aqui
Cronograma de Apresentação do Anteprojeto (01/02/2024) - Mestrado / Doutorado
Resultado da 2ª Etapa (Avaliação do Currículo e Avaliação do Anteprojeto (07/02/2024) - Mestrado - Errata (Mestrado) / Doutorado
Resultado do Recurso da 2ª Etapa (Avaliação do Anteprojeto (09/02/2024) - Doutorado
Resultado da Comissão de Heteroidentificação - PROPG (20/02/2024) - Mestrado/Doutorado
Resultado Final de Seleção (26/02/2024) - Mestrado / Doutorado
EDITAL Nº 01/2023 - ENCERRADO!
Acesse o Edital completo - Aqui
Homologação das Inscrições (27/10/2023) - Aqui
Resultado do Prova de Idioma (DRI) (07/11/2023) - Aqui
Resultado do Recurso da Prova de Idioma (10/11/2023) - Aqui
Cronograma de Apresentações do Anteprojeto de Pesquisa (16/11/2023) - Aqui
Retificação do Cronograma do Edital de Seleção (24/11/2023) - Aqui - Link/Notícia
Resultado da 2ª Etapa (Analise do Currículo e Apresentação do Anteprojeto) - Aqui
Resultado do Recurso da Analise do Currículo (29/11/2023) - Aqui
Resultado Final da Seleção de Mestrado (30/11/2023) - Aqui
Contato exclusivo pelo email: ppgsch@ufpe.br
Program of Studies
PHONOAUDIOLOGY
Studies focused on human communication in its developmental, functional, social determinants and interventions in the different areas of Phonoaudiology
Research Area
1 – Hearing, Language and learning: Development, Diagnosis and Speech Therapy
The study of human communication from the understanding of functional and developmental aspects, social determinants and speech therapy intervention in hearing, language, learning, as well as their interfaces
2 – Orofacial Motricity, Voice and Related Functions: Development, Diagnosis and Speech Therapy
The study of human communication from the understanding of functional aspects, from development, from social determinants and phonoaudiological intervention in orofacial motricity, voice and their interfaces.
Projetos de Pesquisa - Área de Concentração - FONOAUDIOLOGIA
1 - Audição, Linguagem e Aprendizagem: Desenvolvimento, Diagnóstico e Intervenção Fonoaudiológica
Projeto | Docente responsável | Grupo de Pesquisa |
Tecnologia e inovação em Linguagem | Ana Cristina de Albuquerque Montenegro | Saúde da Comunicação Humana - Acesso |
Linguagem e suas interfaces entre a Saúde e Educação | Angélica Galindo Carneiro Rosal | |
Avaliação e intervenção fonoaudiológica em linguagem e aprendizagem: enfoque clínico e educacional | Bianca Arruda Manchester de Queiroga | |
Avaliação de intervenções em Saúde da Comunicação Humana | Maria Luiza Lopes Timóteo de Lima | |
Desenvolvimento de funções auditivas | Denise Costa Menezes | Estudos em Audiologia - Acesso
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Carvalho Leal Gouveia | ||
Avaliação otorrinolaringológica de pessoas com Infecção pelo vírus Zika e Chikungunya | Mariana de Carvalho Leal Gouveia | |
Mascaramento da audição através de análises psicoacústicas e eletrofisiológicas | Silvana Maria Sobral Griz | |
Triagem auditiva neonatal | Silvana Maria Sobral Griz |
2 - Motricidade Orofacial, Voz e Funções Correlatas: Desenvolvimento, Diagnóstico e Intervenção Fonoaudiológica
Projeto | Docente responsável | Grupo de Pesquisa |
Desenvolvimento e disfunções do sistema estomatognático: avaliação, tratamento e interdisciplinaridade | Daniele Andrade da Cunha | Patofisiologia do sistema estomatognático - Acesso |
Tecnologia na avaliação e terapia em fonoaudiologia | Hilton Justino da Silva | |
Repercussões miofuncionais orofaciais nas alterações do frênulo lingual | Hilton Justino da Silva | |
Voz, deglutição e funções correlatas: desenvolvimento, avaliação e intervenção | Adriana de Oliveira Camargo Gomes | Fisiologia e Fisiopatologia da Deglutição, Voz e Funções Correlatas - Acesso
|
A voz e deglutição do idoso: promoção da saúde, diagnóstico e tratamento fonoaudiológico | Jonia Alves Lucena | |
Voz e deglutição de indivíduos jovens e adultos: aspectos clínicos e profissionais | Jonia Alves Lucena | |
Estudo das funções orofaciais em modelos experimentais | Kelli Nogueira Ferraz Pereira Althoff | |
Plasticidade do desenvolvimento e funções orofaciais: abordagem translacional | Kelli Nogueira Ferraz Pereira Althoff | |
Saúde Digital em Fonoaudiologia e Saúde da Comunicação Humana | Tatiana de Paula Santana da Silva | |
Qualidade de vida e comunicação em pacientes com doença de Parkinson | Zulina Souza de Lira | |
Comunicação: questões de percepção e produção da voz e da fala no âmbito social, clínico e profissional | Zulina Souza de Lira |
Defesas de Dissertação Realizadas
Defesa | Composição | Descrição |
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60ª
10 de fevereiro de 2023 | Mestrando(a) | Kiara Kalline Rodrigues Virgulino de Medeiros |
Título | Relação da dispersão de excitação e o posicionamento do feixe de eletrodos em pacientes submetidos a implante coclear | |
Orientador(a) | Mariana de Carvalho Leal Gouveia | |
Co-orientador(a) | Lilian Ferreira Muniz | |
Membros da Banca Examinadora | Maria Luiza Lopes Timóteo de Lima | |
Silvio da Silva Caldas Neto | ||
Gislaine Richter Minhoto Wiemes | ||
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59ª
23 de janeior de 2023 | Mestrando(a) | Wiliane de Souza Martins |
Título | Validação de um protocolo de teleconsulta de crianças com disfagia neurogênica | |
Orientador(a) | Tatiana de Paula Santana da Silva | |
Co-orientador(a) | Coeli Regina Carneiro Ximenes | |
Membros da Banca Examinadora | Maria Luiza Lopes Timóteo de Lima | |
Cynthia Maria Barboza do Nascimento | ||
Maria Gabriella Pacheco da Silva |
Defesas de Dissertação Realizadas em 2022 - 2021 - 2020 - 2019
Click no ano acima, para acessar as dissertações realizadas
Mês | Dia |
Janeiro | 19/01/2023 |
Fevereiro | 16/02/2023 |
Março | 16/03/2023 |
Abril | 20/04/2023 |
Maio | 18/05/2023 |
Junho | 22/06/2023 |
Julho | 20/07/2023 |
Agosto | 17/08/2023 |
Setembro | 21/09/2023 |
Outubro | 19/10/2023 |
Novembro | 16/11/2023 |
Dezembro | 21/12/2023 |
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