Espaço de Diálogo e Reparação (EDR)

Espaço de Diálogo e Reparação Espaço de Diálogo e Reparação

O EDR (colegiado à Comissão de Ética da UFPE) é um espaço privilegiado de práticas restaurativas inspirado nos modelos da Justiça Restaurativa, que trabalha com a visão da justiça como valor e construção social. É propositivo, resolutivo e guarda confidencialidade. Propicia momentos de diálogo ou círculo responsabilizador e reparador, em que se pode ter maior compreensão de conflitos, malfeitos ou danos, diferentemente do paradigma formalista, burocrático e vingativo. O EDR recebe casos da Comissão de Ética, da Ouvidoria, ou de modo direto da Comunidade Acadêmica da UFPE. 

Informes Informes

Voltar

Curso de extensão promovido pela Comissão de Ética aborda elementos da ética filosófica

Abertura do curso será no dia 23 deste mês e as aulas prosseguem até 5 de dezembro, uma vez por mês, sempre às 13h

Estão abertas, até sexta-feira (10), as inscrições para o curso de extensão “Tópicos de Ética Filosófica”, promovido pela Comissão de Ética (CET) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc). A abertura do curso será no dia 23 deste mês e as aulas prosseguem até 5 de dezembro, uma vez por mês, sempre às 13h, no Campus Recife. Serão ofertadas 50 vagas.

Destinado à comunidade acadêmica da UFPE e de outras instituições, o curso tem como objetivo desenvolver estudos e reflexão sistemática sobre a história, os fundamentos e as questões do campo da ética filosófica junto a sujeitos morais no espaço público e agentes da comissão de ética pública ou de atividades afins no Estado de Pernambuco. 

Os tópicos abordados incluem “Ética e Profissão”, “Ética e bioética: Do código de Nuremberg”, “Ética e civilização planetária”, “Ética, cuidado e responsabilidade planetária”, “Ética e Política”, “Ética e Direitos Humanos” e “Ética e justiça”. 

CET - A Comissão de Ética da UFPE integra o sistema de gestão da ética do Poder Executivo federal e está administrativamente ligada ao Gabinete do Reitor da Universidade, mas subordinada à Comissão de Ética Pública da Presidência da República. Sua finalidade é orientar e aconselhar sobre ética nas relações entre os indivíduos e com o patrimônio público. Sua função é Educativa, consultiva, preventiva, conciliatória e apuradora.

Mais informações
Comissão de Ética

cet@ufpe.br

Data da última modificação: 07/05/2019, 17:03

Eventos Eventos

Localização Localização