Voltar

Programa Santander Ibero oferta três bolsas para graduação

Estão abertas até 24 de agosto as inscrições do Programa de Bolsas Ibero-Americanas do Santander Universidades. Serão disponibilizadas três bolsas destinadas aos alunos da UFPE. O programa está aberto aos estudantes de graduação de todos os cursos da UFPE.  A inscrição deve ser realizada simultaneamente no site do Santander e na Diretoria de Relações Internacionais. As instituições de destino podem ser conferidas no edital.

Os cursos de graduação da UFPE foram agrupados por afinidade em 3 áreas, de acordo com a árvore de especialidades do conhecimento do CNPq, conforme discriminado abaixo. Cada área será contemplada com uma das 3 bolsas concedidas à UFPE. A relação de cursos que compõem cada área está disponível no edital.

  • Área 1 - Ciências Biológicas, Ciências Agrárias e Ciências da Saúde
  • Área 2 - Ciências Exatas e da Terra e Engenharias
  • Área 3 - Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Lingüística, Letras e Artes

A bolsa do Santander será de R$ 13.407,90 (treze mil, quatrocentos e sete reais e noventa centavos), correspondente a € 3.000,00 (três mil euros), mediante conversão efetuada em novembro de 2019. O aluno receberá o valor em uma parcela e deverá administrá-lo durante o período de 6 meses em que estiver no exterior. Os estudantes selecionados arcarão totalmente com as demais despesas da viagem.

São condições necessárias para inscrição do estudante da UFPE nos Programas, dentre outras: 

  • ser brasileiro, maior de 18 anos;
  • estar regularmente vinculado a um dos cursos de graduação da UFPE, matriculado em componentes curriculares no semestre de 2020.1;
  • possuir média geral igual ou superior a 7,00 (sete);
  • não possuir em seu histórico escolar nenhuma reprovação em componentes curriculares, sejam eles obrigatórios ou eletivos, mesmo que tenham sido recuperadas;
  • ter integralizado no mínimo 30% e, no máximo, 80% do currículo previsto para seu curso, no ato da inscrição;
  • não ter participado de qualquer programa de mobilidade internacional promovido pelo Grupo Santander;
  • apresentar certificado de conhecimento do idioma do país de destino (Espanhol - nível intermediário ou avançado), emitido por escola de idioma com CNPJ, exceto para Portugal.

Após realizar a inscrição no site do Santander Universidades, até 23 de agosto, o estudante deve enviar por e-mail à DRI toda a documentação solicitada no edital, até 24 de agosto. Só serão aceitas as candidaturas dos alunos que apresentarem a documentação completa e não será possível adicionar ou substituir qualquer documento após o envio da documentação. Os estudantes que realizarem inscrições apenas no portal do Santander não participarão do processo seletivo.

 

Mais informações

Edital

Formulário de Inscrição - Editável (Word) / PDF

mobilidade.estudantil@ufpe.br

 

 

 

Data da última modificação: 28/05/2020, 11:02