Voltar

Bolsas ELAP para mobilidade de graduação no Canadá

Os estudantes podem viajar para as IES conveniadas à UFPE: Polytechnique de Montréal e York University

Estão abertas até 26 de fevereiro as inscrições para as bolsas da modalidade programa acadêmico do Emerging Leaders in the Americas Program (ELAP), que visa contribuir para o intercâmbio de estudantes de instituições de ensino brasileiras e canadenses e custear despesas com passagem, hospedagem, seguro, transporte e material acadêmico durante o período no Canadá.  O valor da bolsa para estudantes de graduação é de aproximadamente $ 8.200,00 dólares canadenses.

Esta modalidade está aberta apenas a discentes de graduação, que podem realizar mobilidades para uma das instituições conveniadas à UFPE : Polytechnique de Montréal e York University. A Polytechnique Montréal oferece apenas cursos na área de engenharia, através dos programas de mobilidade em inglês, que possui 5 vagas, e em francês, sem limite de nomeações. A York University, mais compreensiva, oferta cursos em diversas áreas de conhecimento e possui apenas uma vaga.

Para candidatar-se é necessário que o discente reúna os seguintes requisitos:

  • Estar regularmente matriculado na UFPE em componentes curriculares no semestre atual (2022.2) em curso de graduação da UFPE que seja ofertado também na instituição canadense ou que seja equivalente a ele;
  • Haver cursado, no ato de inscrição, no mínimo 20% e no máximo 80% da carga horária total do curso de graduação ao qual o estudante está vinculado na UFPE. ;
  • Haver concluído ao menos dois semestres inteiros no curso no qual está atualmente matriculado na UFPE;
  • Ter média igual ou superior a 7.00 (sete);
  • Apresentar comprovante de proficiência/conhecimento/realização de curso de nível intermediário no idioma do programa ao qual o estudante está se candidatando (é aceita apenas documentação emitida por escola com CNPJ, NLC, Cling ou exames oficiais, além de iniciativas governamentais de ensino de idiomas. Não serão aceitas declarações de professores particulares nem exames realizados em sites da internet no qual a comprovação da identidade de quem realizou o teste não pode ser feita);
  • Ser maior de 18 anos;

Os interessados devem ler as orientações contidas na chamada da DRI, escolher uma das universidades e programas de destino e preencher o formulário on-line disponibilizado abaixo, anexando todos os documentos solicitados na chamada. Inscrições incompletas ou com documentos em desacordo com as orientações do edital serão desclassificadas, portanto o discente deve se certificar de que o dossiê está completo e de acordo com o solicitado. A documentação só será conferida após o fim do prazo de inscrição, não sendo possível retificar ou acrescentar nenhum documento. É necessário optar por uma das modalidades de candidatura (research ou mobilidade acadêmica) do ELAP, pois o estudante não pode candidatar-se em ambas, e apenas uma IES/Programa de destino. Após a publicação do resultado do programa acadêmico, caso haja tempo hábil, os estudantes não selecionados poderão candidatar-se ao Research internship. 

A indicação do discente pela UFPE à instituição canadense não gera expectativa de direito à bolsa, que é analisada e concedida pelo governo do Canadá. Após a pré-seleção realizada pela DRI, os discentes nomeados pela UFPE deverão realizar os procedimentos de candidatura junto à IES parceira e à bolsa ELAP, conforme orientações da chamada.

O candidato deve estar ciente de que é necessário que ele realize a mobilidade estudantil amparado pelo acordo de cooperação firmado entre a UFPE e a instituição canadense, e que é necessário que ele retome os estudos na UFPE após o período no exterior, conforme disposições explícitas no site oficial das bolsas ELAP. O estudante não pode, portanto, concluir seu curso na UFPE antes de usufruir da bolsa ELAP e/ou de realizar a mobilidade.

Os discentes devem também observar que, caso contemplado, o depósito da bolsa do ELAP é  realizado cerca de 3 semanas após a chegada ao Canadá, por isso é necessário que ele possa arcar com os custos da passagem e hospedagem no início do período de mobilidade. Há também a possibilidade de o discente realizar a mobilidade mesmo que não receba a bolsa de estudos, desde que arque com todas as despesas do período de mobilidade, sendo remanejado para o Programa de Mobilidade Internacional da UFPE.

 

Mais informações

Chamada

Formulário de inscrição

divulgação.dri@ufpe.br

Data da última modificação: 03/02/2023, 09:24