Departamento de Eletrônica e Sistemas

Notícias Notícias

Voltar

Inaugurada a requalificação de dois laboratórios de ensino, no Centro de Tecnologia e Geociências (CTG)

O evento de abertura reiterou a importância dos investimentos em tecnologia na Universidade

Foto: Passarinho

Novos espaços vão beneficiar alunos da graduação e da pós

Foram inaugurados, na quinta-feira (22), no anfiteatro do Departamento de Eletrônica e Sistemas (DES), o Laboratório Didático de Eletrônica (LDE) e o Laboratório Didático de Automação e Modelagem de Sistemas (Ladams). O evento contou com a presença do reitor Anísio Brasileiro; do diretor do CTG, Afonso Oliveira; do chefe do DES, Joaquim Martins, além de discentes e docentes da Universidade.

Com a requalificação, os laboratórios receberam novos pisos, equipamentos eletrônicos mais modernos, novas cadeiras, melhorias na comunicação – internet -, e novo sistema de refrigeração. O custo da reforma foi de aproximadamente R$ 500 mil, recursos advindos da UFPE e do edital da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe)/Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico (CNPq). Cerca de 250 alunos, por semestre, da graduação, alunos da pós e dos projetos de extensão serão beneficiados pela requalificação.

Os representantes do projeto de extensão Asa Branca e da empresa júnior Dipolum Consultoria também estiveram no evento. Ambos salientaram a importância de investimentos em tecnologia na UFPE e a importância dos mesmos para a sociedade. O diretor do CTG, Afonso Oliveira, comentou a relevância dos laboratórios não só para os alunos do departamento, mas também para todos os alunos do centro. Afonso também salientou a importância do diálogo/interação entre alunos, departamento, projetos de extensão e empresas juniores “para o crescimento e desenvolvimento de iniciativas como a Asa Branca e Dipolum”.

O reitor Anísio Brasileiro finalizou a cerimônia falando sobre as cobranças feitas, em relação aos investimentos, e sobre o futuro. Ele destacou a relevância da eletrônica para a Universidade e declarou total apoio às empresas juniores. “Tudo o que precisarem vão ter”, afirmou o reitor, sobre os investimentos nestas empresas. Anísio também falou sobre a importância da Inteligência Artificial (AI) em diversos campos e sobre os investimentos internacionais em relação a isso, utilizando a deixa para questionar o interesse do CTG em desenvolver AI. Por fim, o reitor fez uma citação de Boaventura Santos para falar sobre o “amanhã no mundo do trabalho” e afirmou que “gostaria de incentivar as interfaces da eletrônica, da biomédica, e afins, para que se possa constituir um polo interdisciplinar nessas áreas”.

Data da última modificação: 26/11/2018, 17:24

Contato Contato

Secretaria do Departamento
Walmir Chagas
(81) 2126 8217
Secretaria da Pós Graduação
Andrea Tenório
(81) 2126.7117

Gestão Gestão

Profº. Joaquim Ferreira Martins Filho

Chefe do Departamento

(81) 2126.7784
Profº.Juliano Bandeira Lima

Coordenador de Graduação

(81) 2126-7115
Profº. Marcelo Cabral Cavalcanti

Coordenador de Pós-Graduação

(81) 2126-7102 / 7117

Localização Localização