Notícias Notícias

Voltar

Reunião Anual do OndaCBC avalia ações e planeja metas para 2023-2024

O OndaCBC é um projeto INCT sediado no Departamento de Energia Nuclear da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Com informações do OndaCBC

A reunião anual do Observatório Nacional da Dinâmica da Água e do Carbono no Bioma Caatinga (OndaCBC), projeto INCT sediado no Departamento de Energia Nuclear da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), reuniu coordenadores das sub-redes e pesquisadores, nos dias 10 e 11 deste mês. Realizado no Museu do Semiárido Nordestino da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), na Paraíba, o evento teve como objetivos avaliar a execução das sub-redes de pesquisa, apresentar resultados recentes e planejar ações para o período 2023-2024. 

Foto: Divulgação

Evento foi realizado no Museu do Semiárido Nordestino da UFGC

Também foram discutidas ações voltadas à integração dos resultados obtidos ao longo dos últimos seis anos, algo essencial para que sejam feitas análises e recomendações em escala regional voltadas à formulação de políticas públicas relacionadas às mudanças climáticas, aos recursos hídricos, à agropecuária e ao meio ambiente no bioma Caatinga. “O evento trouxe avanços importantes para o planejamento estratégico das sub-redes de pesquisa. Além disso, o evento marcou o retorno das reuniões anuais presenciais do OndaCBC, após o período da pandemia, permitindo um maior estreitamento das relações entre as equipes de pesquisa das instituições parceiras participantes do OndaCBC”, afirmou o coordenador do OndaCBC, Antônio Antonino, professor do Departamento de Energia Nuclear (DEN) da UFPE. O vice-coordenador do projeto é Rômulo Menezes, também professor do DEN/UFPE.

O encontro destacou-se como uma oportunidade para promover conhecimentos e o avanço das investigações no campo da dinâmica hídrica, da ciclagem de carbono e da energia no bioma da Caatinga. Os participantes puderam compartilhar os resultados de suas pesquisas, baseadas em rigorosos estudos científicos e análises de dados. A reunião do OndaCBC também debateu a divulgação científica. Durante as sessões, foram abordadas estratégias de divulgação que visam a tornar os resultados das pesquisas acessíveis ao público, bem como engajar diferentes setores da sociedade em ações de conservação e uso sustentável desse ecossistema.

Os coordenadores ainda identificaram desafios e oportunidades que nortearão as pesquisas e ações do OndaCBC nos próximos anos. As metas definidas abrangem a intensificação das parcerias com instituições de pesquisa nacionais e internacionais, a compilação de informações em artigos síntese para suporte a políticas públicas, as estratégias de inovações no ambiente semiárido e o desenvolvimento de projetos de educação ambiental voltados a comunidades locais.

Data da última modificação: 19/05/2023, 14:29

Contato Contato

Secretaria

UFPE - Universidade Federal de Pernambuco ­ 7º Andar do Prédio Administrativo do CTG - Centro de Tecnologia e Geociências / Escola de Engenharia de Pernambuco ­ Rua Av. da Arquitetura, s/nº ­ CEP - 50740-550 ­

(81) 2126 8200
Para alunos - Núcleo de Estudos e Acompanhamento Pedagógico (NEAP)

UFPE - Universidade Federal de Pernambuco ­ 7º Andar do Prédio Administrativo do CTG - Centro de Tecnologia e Geociências / Escola de Engenharia de Pernambuco ­ Rua Av. da Arquitetura, s/nº ­ CEP - 50740-550 ­

(81) 2126 8203

Localização Localização