Pós-Graduação em Química promove colóquio sobre Desenvolvimento de Nanomarcadores para Petróleo e Combustíveis

Com este, encerra-se o I Ciclo de Webcolóquios de Egressos do PPG

O Programa de Pós-Graduação em Química da UFPE encerra nesta quarta-feira (24) o I Ciclo de Webcolóquios de Egressos do PPG, com a apresentação “Desenvolvimento de Nanomarcadores para Petróleo e Combustíveis” da professora Elisa Soares Leite, do Departamento de Engenharia Química da UFPE. A apresentação terá início às 15h, sendo aberta ao público, através de link do Microsoft Teams.  Este ciclo incluiu 12 apresentações inseridas nos colóquios semanais do PPG-Química, que recebeu 30 palestrantes em seu formato remoto de webcolóquio durante a pandemia em curso.

Elisa Soares Leite é doutora em Química pela Universidade Federal de Pernambuco (2007), com período sanduíche no Swiss Federal Institute of Technology Zurich e atualmente é docente no Departamento de Engenharia Química (DEQ) da UFPE. Ministra aulas de Química Geral e Química Inorgânica para os cursos de Engenharia de Alimentos, Engenharia Química e Química Industrial e desenvolve pesquisa experimental nos temas de Nanotecnologia (pontos quânticos/quantum dots e pontos de carbono/carbon dots), Petróleo, Combustíveis (gasolina, diesel e etanol) e Química Verde.

Resumo

Neste colóquio, falaremos sobre o desenvolvimento de marcadores de petróleo, diesel, gasolina e etanol usando pontos quânticos de semicondutores e pontos de carbono, e explicaremos como a Química Verde pode ajudar a área de nanotecnologia envolvendo combustíveis a se desenvolver de forma mais sustentável.

petrus.santacruz@ufpe.br

Data da última modificação: 22/02/2021, 20:13