Destaques Destaques

Voltar

Série de TV reúne críticos brasileiros de cinema no Recife

"Palavra Crítica" terá gravações realizadas a partir de amanhã (13), com produção da Opara Filmes em parceria com a Plano 9

Da assessoria do filme

O cineasta Tiago Leitão está preparando a série documental "Palavra Crítica" com 12 críticos brasileiros de cinema. Cada episódio apresentará a trajetória de um crítico, desde as primeiras memórias relacionadas ao cinema, passando pelos caminhos que o levaram à profissão, até o debate sobre a análise fílmica e a relação da crítica com o mercado audiovisual. As gravações acontecem no Recife, no estúdio da Opara Filmes, de amanhã (13) ao dia 19, com entrevistas conduzidas pelo diretor Tiago Leitão e pelo pesquisador André Dib, também crítico de cinema. A professora de Comunicação da UFPE Ângela Prysthon é uma das entrevistadas.

A série com 12 episódios é uma realização da Opara Filmes em coprodução com a Plano 9 Produções e incentivo do Funcultura, Secretaria de Cultura, Fundarpe, Governo de Pernambuco e do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA),  Agência Nacional do Cinema (Ancine) e Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). A produção também conta com o apoio da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) e já tem veiculação garantida através da TV Universitária (TVU), vinculada a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A previsão é que o lançamento ocorra ainda em 2019.

"Senti uma carência em discutir a crítica cinematográfica, um das pilares para o pensamento cinematográfico, fundamental para a formação de público e da identidade do País. Então, convidei o pesquisador e crítico de cinema André Dib para desenvolvermos a série 'Palavra Crítica' e dar voz essas pessoas", explica Tiago Leitão.

"Palavra Crítica" irá apresentar a trajetória e o pensamento de críticos de diferentes gerações e de várias partes do Brasil. Os profissionais escolhidos têm marcante atuação como críticos nos veículos de imprensa e em atividades como curadoria, programação de salas, pesquisa e ensino. Alguns deles ainda se tornaram realizadores audiovisuais, criando seus próprios filmes.

Participam da série os críticos: Alexandre Figueirôa (Recife), Ângela Prysthon (Recife), Ernesto de Barros (Recife), Carol Almeida (Recife), Celso Marconi (Recife), Heitor Augusto (São Paulo), Luiz Joaquim (Recife), Luiz Zanin (São Paulo), João Batista de Brito (João Pessoa), José Geraldo Couto (Florianópolis), Marcelo Ikeda (Rio de Janeiro/ Fortaleza) e Marcelo Lyra (São Paulo). Os críticos pernambucanos Luiz Joaquim e Carol Almeida foram convidados por Tiago e André para serem entrevistadores de outros colegas de crítica, além de depoentes.

 

 

Data da última modificação: 12/06/2019, 17:51