Prédio do CAA à noite

O CAA

O Centro Acadêmico do Agreste (CAA) foi o primeiro campus da UFPE no interior de Pernambuco, tendo sido inaugurado em março de 2006, com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento social, econômico e cultural do Estado. Inicialmente, o CAA funcionou em instalações do Polo Comercial de Caruaru. Na escolha do município para instalaçao de um campus avançado da UFPE, foi considerada sua relevância no contexto atual da região do Agreste, que possui como principais características: cadeias e arranjos produtivos predominantes nas áreas da confecção e da agroindústria, e principal centro de serviços e negócios e de distribuição de mercadorias.  

O Centro iniciou suas atividades com cinco graduações, nas áreas de Administração, Design, Economia, Engenharia Civil e Pedagogia. Além desses, atualmente, funcionam também as licenciaturas em Química, Física, Matemática, a Licenciatura Intercultural, os cursos de Engenharia de Produção, Medicina e Comunicação Social, que integram seis Núcleos de Ensino (Ciências Exatas e da Natureza, Ciências da Vida, Design e Comunicação, Formação Docente, Gestão, e Tecnologia).

Na sede definitiva, há Laboratórios Integrados de Ciência e Tecnologia, onde são desenvolvidos projetos de pesquisa e extensão e a formação continuada. Dessa maneira, o CAA contribui positivamente no atendimento às demandas da região, interiorizando o conhecimento científico, preparando a população para o desenvolvimento adequado das atividades produtivas por ela assumidas e incentivando iniciativas que venham garantir melhores condições de vida.

Destaques do CAA Destaques do CAA

Voltar

Grupo de Estudos e Intervenções do Agreste promove lançamento de livro sobre reforma trabalhista

O lançamento do livro “Reforma Trabalhista no Brasil: Promessas e Realidade” é aberto à comunidade acadêmica e acontece na próxima quarta-feira (13), às 19 h, no Auditório Mestre Vitalino, no CAA

O Grupo de Estudos e Intervenções do Agreste (Geia), do Campus do Agreste da UFPE (CAA),promove, na próxima quarta-feira (13), às 19h, no Auditório Mestre Vitalino, o lançamento do livro “Reforma Trabalhista no Brasil: Promessas e Realidade”. 

O evento, coordenado pela professora Cláudia Freire (UFPE), é aberto à comunidade acadêmica e terá a participação do professor Roberto Véras de Oliveira (UFPB), um dos organizadores e autores da publicação.

Trata-se da primeira publicação da Rede de Estudos e Monitoramento Interdisciplinar da Reforma Trabalhista (Remir), constituída por professores e pesquisadores de instituições brasileiras que se debruçam sobre a temática. 

Segundo o texto de apresentação da obra, feito por José Dari Krein, Roberto Véras de Oliveira e Vitor Araújo Filgueiras, “para a publicação, foram efetuadas pesquisas a partir de fontes secundárias, com análise e construção de indicadores a partir de dados pré-existentes (como a Rais, o Caged e a PNADC) e primárias, com produção original de informações, como entrevistas com trabalhadores e sindicalistas. [...]”.

O autores afirmam ainda ser objetivo do livro “estimular, dentro do seu escopo de análise, a construção de um compromisso crítico reflexivo que contemple a racionalização das posições sobre políticas públicas. Para isso, é preciso se voltar também para os campos que transcendem a academia, buscando dialogar com públicos mais amplos.”

Mais informações
Professora Cláudia Freire
cfclaudiafreire@gmail.com

 
Data da última modificação: 08/11/2019, 11:50

Eventos Eventos

Contatos Contatos

Secretaria
(81) 2103-9156
Escolaridade
(81) 2103-9157
Assistência Estudantil
(81) 2103-9176
Central de Estágio
(81) 2103-9191

Localização Localização