Curiosidades Curiosidades

Voltar

Você sabia? O lexicógrafo Aurélio Buarque Ferreira, autor do Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, foi estudante da Faculdade de Direito do Recife.

Foto 3 x 4 do histórico escolar de Aurélio Buarque Ferreira
(Arquivo da Faculdade de Direito do Recife)

 

             Aurélio Buarque Ferreira (Aurélio Buarque de Holanda), ensaísta, filólogo e lexicógrafo, nasceu em Passo de Camaragibe, Alagoas, em 3 de maio de 1910, e faleceu no Rio de Janeiro, RJ, em 28 de fevereiro de 1989.

Filho de Manoel Hermelindo Ferreira e de Maria Buarque Cavalcanti Ferreira, passou parte da infância em Porto das Pedras, Alagoas, e estudou as primeiras letras em Maceió. Fez os preparatórios no Liceu Alagoano. Aos 15 anos ingressou no magistério e passou a se interessar pela língua e literatura portuguesas.

Em 1930 fez parte de um grupo de intelectuais que exerceria forte influência literária no Nordeste, entre outros José Lins do Rego, Graciliano Ramos, Raquel de Queiroz.

Diplomou-se em Direito pela Faculdade do Recife, em 1936. No entanto, nunca exerceu a profissão de jurista.

 

Foto 3 x 4 do histórico escolar de Aurélio Buarque Ferreira
(Arquivo da Faculdade de Direito do Recife)

 

            Em 1936 e 1937 foi professor de Português, Literatura e Francês no Colégio Estadual de Alagoas, e em 1937 e 1938, diretor da Biblioteca Municipal de Maceió.
Em 1940 passou a exercer funções de professor de Português no Colégio Pedro II. No ano seguinte iniciou a sua colaboração no Pequeno Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa.

           A preocupação com a língua portuguesa, a paixão pelas palavras levou-o à imensa tarefa de elaborar o próprio dicionário, e esse trabalho lexicográfico ocupou-o durante muitos anos. Finalmente, em 1975, saiu o Novo dicionário da língua portuguesa, conhecido por todos como o Dicionário Aurélio.

 

Referências:

 

Dossiê de Graduação (1936). Arquivo da Faculdade de Direito do Recife.

 

http://omundoencantadodospoetas.blogspot.com.br/2010/04/aurelio-buarque-holanda-ferreira.html

Data da última modificação: 09/11/2018, 13:14