Curiosidades Curiosidades

Voltar

Manoel André da Rocha - Ilustre magistrado e professor de Direito

Fotografia de Manoel André da Rocha. Fonte: Ministério Público Estado do Rio Grande do Sul
 

Manoel André da Rocha, filho de Manoel André da Rocha e de Nemésia das Mercês Rocha, nascido em 20 de março de 1860 na província do Rio Grande do Norte. 

Ingressou no Curso Jurídico na Faculdade de Direito do Recife em 1879, após ter sido aprovado nos exames preparatórios. Onde foi colega dos gaúchos Germano Hasslocher, João de Barros Cassal e José Maria Gonçalves Chagas. Antes mesmo de colar grau, foi nomeado, em 19 de março de 1883, Promotor Público de Macau, na Província do Rio Grande do Norte. Obteve o grau de bacharel pela Faculdade de Direito do Recife em 19 de novembro de 1883.


Foi Juiz Municipal e de Órfãos de Canguçu (Rio Grande do Sul); Juiz de Direito da Comarca de Trairi; Juiz de Direito da Comarca de Lagoa Vermelha.
Exerceu também os cargos da chefia de polícia do estado, procurador-geral do estado e presidente do Superior Tribunal do Estado do Rio Grande do Sul até sua aposentadoria em 28 de julho de 1935, além de diversos postos na maçonaria.
Foi um dos fundadores da Faculdade Livre de Direito de Porto Alegre, tendo sido eleito seu diretor em 16 de novembro de 1904, permanecendo na função até 30 de março de 1936, quando a Faculdade já havia sido incorporada à Universidade de Porto Alegre. Na Faculdade de Direito lecionou as disciplinas de Direito Comercial, Teoria e Prática do Processo Civil e Comercial. Em 3 de dezembro de 1934, foi nomeado como primeiro reitor da Universidade de Porto Alegre. Também foi um dos fundadores e o primeiro diretor da Escola de Comércio, hoje Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e professor de Latim no Ginásio do Rio Grande do Sul (hoje Colégio Júlio de Castilhos).  

Em Porto Alegre, em 25 de agosto de 1942, morria o professor universitário e magistrado brasileiro Manoel André da Rocha.


Fontes Consultadas: 


>> Ministério Público - Estado do Rio grande do Sul - Procuradores-Gerais

>>Lista geral dos estudantes matriculados na Faculdade de Direito do Recife de 1879 – Acervo do Arquivo da FDR

>> Lista geral dos bacharéis e doutores que tem obtido o respectivo grau na Faculdade de Direito do Recife, desde a sua fundação em Olinda, no ano de 1828, até o ano de 1931 – Acervo do Arquivo da FDR

>> Livro de Registro de diplomas de bacharéis (1881 - 1894) – página 120 – Acervo do Arquivo da FDR

Data da última modificação: 13/04/2021, 08:23