Curiosidades Curiosidades

Voltar

Bernadete Pedrosa, a primeira mulher a ser admitida como professora da Faculdade de Direito do Recife em 1965.

Foto 3 x 4 do histórico escolar de Bernadete Pedrosa
(Arquivo da Faculdade de Direito do Recife)

Maria Bernadete Neves Pedrosa nasceu em 16 de maio de 1931, na cidade de Monteiro, Paraíba, filha de Luiz Pedrosa e Auta Neves Pedrosa. Formada em Filosofia, ingressou na Faculdade de Direito da Universidade do Recife em 14 de março de 1955, bacharelando-se em 26 de dezembro de 1959.

Exerceu a função de Docente na Faculdade de Direito do Recife, voluntária e gratuitamente, durante o biênio 1963-1964, sendo admitida efetivamente na Universidade Federal de Pernambuco em 1º de janeiro de 1965 e atuando no Departamento de Direito Público Geral e Processual da Faculdade de Direito do Recife.

Lecionou por vários anos  Teoria Geral do Estado com os notáveis professores: Lourival Faustino Vilanova (de quem era assistente, durante muitos anos) e Nelson Saldanha. Posteriormente na Escola Judicial de Pernambuco (Esmape - TJPE) lecionou na pós-graduação.

 

Docente recebeu o título de Professora Emérita em novembro de 2006

 (Foto: Passarinho/ Ascom-UFPE) 1

 

A admirável professora Maria Bernadete Neves Pedrosa, além de outros títulos recebidos e de instituições das quais participou, como professora, filósofa e advogada de ofício (denominação anterior de defensora pública), fazia parte da Academia Pernambucana de Letras Jurídicas - APLJ, onde ocupava a cadeira número 29, cujo patrono é o jurista Virgínio Marques Carneiro Leão e onde foi Diretora Cultural participativa e atuante nas gestões efetuadas pelo Professor Dr. Luiz Pinto Ferreira.

Faleceu no dia 07 de novembro de 2013 e seu corpo foi velado no hall principal da Faculdade de Direito do Recife.

 

Referências:

 

Dossiês de Graduação (1959), Doutorado (1963) e Docente. Arquivo da Faculdade de Direito do Recife.

 

1https://www3.ufpe.br/agencia/index.php?option=com_content&view=article&id=48355:morre-a-professora-da-faculdade-de-direito-bernadete-pedrosa&catid=88&Itemid=72

 

http://www.loveira.adv.br/homenagens/bernadete_pedrosa.htm

 

 

 

Data da última modificação: 21/08/2018, 15:31