Navegação Navegação

Voltar

Sociólogo português Boaventura de Sousa Santos faz conferência e aula pública e recebe título de Doutor Honoris Causa da UFPE e da UFRPE

Hoje (11), às 17h45, no CAA, ele realiza conferência

O sociólogo português Boaventura de Sousa Santos participa de uma série de atividades na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) esta semana. Hoje (11), das 17h45 às 19h, ele realiza a conferência “Reinventar a democracia a partir dos conhecimentos nascidos nas lutas sociais” no Seminário Internacional Superar Violências, Construir Alternativas, Escrever um Novo Mundo, no Centro Acadêmico do Agreste (CAA), em Caruaru.

Na sexta-feira (13) pela manhã, às 10h, o sociólogo profere a aula pública “As Epistemologias do Sul e a Defesa da Universidade Pública”, no auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da UFPE. A entrada é gratuita. Estudantes, ativistas, coletivos e professores são o público-alvo e a realização é da Associação de Docentes da UFPE (Adufepe).

Ainda na sexta-feira (13), à tarde, às 15h, Boaventura de Sousa Santos vai receber o título de Doutor Honoris Causa da UFPE e da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), numa cerimônia conjunta, no Salão Nobre da Faculdade de Direito do Recife (Praça Adolfo Cirne, s/nº, Boa Vista). Nascido em Coimbra em 1940, ele é diretor emérito do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.

CURRÍCULO - Um dos sociólogos de maior prestígio internacional, tem escrito e publicado extensivamente nas áreas de sociologia do direito, sociologia política, epistemologia, estudos pós-coloniais e sobre os temas dos movimentos sociais, globalização, democracia participativa, reforma do Estado e direitos humanos, com trabalho de campo realizado em Portugal, Brasil, Colômbia, Moçambique, Angola, Cabo Verde, Bolívia e Equador.

É doutor em Sociologia do Direito pela Universidade de Yale (1973), professor catedrático jubilado da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e distinguished legal scholar da Universidade de Wisconsin-Madison. Foi também global legal scholar da Universidade de Warwick e professor visitante do Birkbeck College da Universidade de Londres.

DOUTOR - O título de Doutor Honoris Causa é destinado a professores ou cientistas de notório reconhecimento, não pertencentes ao quadro da Universidade, e que tenham prestado relevantes serviços à instituição ou ao desenvolvimento do ensino, da ciência, da tecnologia ou da cultura. O homenageado pode ser indicado por iniciativa do reitor, do Conselho Coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão ou dos Conselhos Departamentais dos Centros.

 

Data da última modificação: 13/12/2019, 10:35