Voltar

Professor e aluna da Pós em Engenharia Civil publicam artigo em importante periódico

Revista publica artigos que visam o desenvolvimento e avanços na tecnologia de compósitos de cimento e concreto

O artigo científico “Characterization and pozzolanic properties of sewage sludge ashes (SSA) by electrical conductivity”, elaborado por membros do Laboratório de Tecnologia dos Aglomerantes (LabTag), pertencente ao Departamento de Engenharia Civil (Deciv) da UFPE, foi publicado este mês no Cementand Concrete Composites, periódico internacional de classificação A1. A revista publica artigos que visam o desenvolvimento e avanços na tecnologia de compósitos de cimento e concreto, para um melhor entendimento dos materiais de construção e encorajar o desenvolvimento de materiais de baixo custo e gasto energético.

A aluna de doutorado Priscilla Basto e o professor Antônio Acacio de Melo Neto, do LabTag e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPGEC), estão dentre os autores do artigo, que visa caracterizar e avaliar as propriedades pozolânicas das cinzas de lodo de esgoto calcinadas de 600 °C a 900°C. Além disso, foi desenvolvido um método expedito para verificação da atividade pozolânica utilizando condutividade elétrica, o qual obteve resultados compatíveis com ensaio de resistência à compressão normatizado.

"O artigo faz parte do esforço de pesquisa do LabTag, que foca na utilização de materiais cimentícios suplementares na indústria da construção civil, visando a redução das emissões de CO2 e do consumo de energia da produção do Cimento Portland, e a destinação apropriada de resíduos", explica o professor Melo Neto.

Mais informações
Professor Antônio Acacio de Melo Neto
(81) 2126.8219

Data da última modificação: 06/09/2019, 17:08