Notícias Notícias

Voltar

SPREAD apresenta novo Ambiente Virtual de Aprendizagem da UFPE

Na próxima quarta-feira (15), haverá o lançamento do novo AVA com transmissão ao vivo

 

Após o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Programas de Educação Aberta e Digital (SPREAD), por meio da Coordenação de T.I juntamente com os setores de Coordenação Administrativa, Coordenação Pedagógica, e dos Núcleos de Produção e de Comunicação UAB, a primeira etapa da reformulação do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da UFPE, apresentando modificações no layout, foi concluída neste primeiro semestre. 

De acordo com o Secretário, prof. Alberto Poza, a proposta da gestão é desenvolver uma nova interface do AVA e suas funcionalidades para ser apresentada ao usuário final até o fim de 2022. “É a primeira vez que a EAD UFPE, através da gestão do prof. Alfredo Gomes, está propondo uma mudança significativa no Ambiente Virtual de Aprendizagem, a partir de uma construção coletiva, ouvindo os docentes e discentes envolvidos na modalidade de ensino a distância da Universidade”, enfatizou.

Para apresentar as novidades do novo ambiente virtual, a SPREAD realiza na próxima quarta-feira (15), o lançamento para toda comunidade acadêmica, no Auditório João Alfredo (1º andar da Reitoria) com transmissão virtual pelo canal oficial da UFPE no YouTube. O evento de lançamento terá a participação do vice-reitor da UFPE, prof. Moacyr Cunha, a pró-reitora de Graduação (Prograd), prof.ª Magna do Carmo da Silva, o superintendente de Tecnologia da Informação (STI), Marco Aurélio Bennedetti, além das Coordenações UAB UFPE e Coordenadores dos cursos a distância.

Com a finalização da primeira fase de mudanças no AVA, a SPREAD segue agora reunindo esforços para dar continuidade às etapas do projeto de reformulação com a segunda fase que irá focar nas modificações de infraestrutura do sistema para adquirir mais espaço em disco, memória de armazenamento, mais velocidade no acesso e melhor conectividade. A previsão de lançamento da segunda etapa é a partir de novembro de 2022. 

Programação:
Lançamento do novo AVA UFPE
14h – Abertura 
        – Fala das autoridades presentes
        – Apresentação - Histórico do AVA
        – Apresentação - Novo AVA
        – Dúvidas
15h30 – Encerramento 

 

Panorama AVA UFPE - Nas primeiras versões do software de apoio à aprendizagem, o Moodle, plataforma em que o Ambiente Virtual de Aprendizagem da UFPE foi montado, o ensino a distância da UFPE tinha três ambientes virtuais funcionando basicamente para cada curso. Com a chegada da Licenciatura em Geografia a distância, a Coordenação de T.I resolveu unificar todos os AVAs para melhorar a manutenção e, em 2013, um único AVA contemplava todos os ambientes virtuais. 

Em 2014, a Coordenação de T.I propôs, por questão de organização, separar o conteúdo de graduação dos demais, uma vez que a graduação é frequentemente inspecionada pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), definindo utilizar AVAs temáticos, onde surgiu o AVA de Graduação. 

De 2014 a 2019, o AVA apresentou a mesma versão e, em 2019, a Coordenação de T.I decidiu iniciar o movimento de atualização do ambiente virtual, porém, diante das mudanças de gestão na EAD UFPE, além da pandemia da Covid-19, não foi possível dar continuidade. Posteriormente, na gestão do prof. Alfredo Gomes, com o atual secretário da SPREAD, prof. Alberto Poza, em meados de 2021, foi possível retomar o trabalho de atualização do ambiente virtual.

Já em 2021, a Coordenação Pedagógica da SPREAD e o Núcleo de Produção UAB conduziram um levantamento de requisitos com os docentes para identificar as necessidades e principais demandas em relação ao ambiente virtual, após terem realizado, em 2019, uma pesquisa sobre a experiência pedagógica no AVA Graduação com os estudantes da modalidade a distância, indicadores estes que auxiliaram o setor de T.I a dar início às tratativas técnicas de atualização do AVA. 

Hoje, o ambiente virtual da UFPE apresenta a versão 3.11 do Moodle e, durante todo esse processo de reformulação, foram realizadas consultas às coordenações de curso EAD, reuniões e discussões periódicas de acompanhamento do trabalho dos setores envolvidos da SPREAD, inclusive a contribuição do coordenador do Programa de Pós-graduação em Design - PPGDesign (Mestrado e Doutorado), prof. Walter Franklin, no direcionamento das ações para desenvolver a nova interface do AVA e suas funcionalidades; e o diálogo aberto e constante com a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), por meio do superintendente Marco Aurélio. 

A atual gestão da EAD UFPE estimula a cultura de parceria institucional, criando oportunidades de cooperação, visando soluções criativas nas demandas da SPREAD para promover a interiorização do ensino público, gratuito e de qualidade. 

 

Mais informações
Coordenação da SPREAD: spread@ufpe.br 



Facebook: Educação a Distância - UFPE /ufpeead
Instagram: @ufpeead

Data da última modificação: 09/09/2022, 09:49